Notícias

09/02/2018   09/02/2018 12h54 | A+ A- | 518 visualizações

Frente Combativa aprova realização de ato no próximo dia 19 em Santa Maria

Com foco na contrariedade à Reforma da Previdência, manifestações devem ocorrer por todo o Brasil


Unidade na ação com outras entidades foi um dos principais pontos debatidos

Em sua primeira reunião de 2018, realizada nesta quinta, 8, no auditório da Sedufsm, a Frente Combativa em Defesa do Serviço Público aprovou a realização de um ato no próximo dia 19 em Santa Maria. Para a data, algumas centrais sindicais estão convocando o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, cuja votação na Câmara dos Deputados deve iniciar nesse mesmo dia. A CSP-Conlutas, mesmo não tendo sido convidada para a reunião de articulação entre as centrais, referenda e se soma a construção do dia de mobilização.

Aprovada na reunião dessa quinta, a manifestação em Santa Maria deverá ser realizada na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade. Esse e outros detalhes da atividade serão definidos em breve a partir das comissões organizadoras do ato – comissões formadas nessa quinta e compostas pelas entidades que fazem parte da Frente. Também com o objetivo de discutir a participação nos atos do dia 19, a categoria docente da UFSM tem assembleia geral agendada para o próximo dia 15, às 13h30, no auditório da Sedufsm. Nesse mesmo dia, às 18h, e também no auditório da Sedufsm, uma nova reunião da Frente Combativa deve definir os últimos detalhes para o ato.

Unidade na ação

Um dos pontos de destaque na reunião dessa quinta, tratou da importância de se buscar organizações e sindicatos que não fazem parte da Frente Combativa, para que esses se somem à construção do ato do dia 19. Para isso, a Frente deverá definir alguns eixos políticos da manifestação – para além da Reforma da Previdência – e, a partir dessas pautas, buscar o diálogo com as demais organizações, com o objetivo de construir a unidade na ação. Nesse quesito, a construção da greve geral do dia 28 de abril de 2017 foi tratada como um bom exemplo da viabilidade de uma unidade construída a partir de um eixo político comum.

Encontro Nacional de Educação

Ainda nesta quinta, 8, após a reunião da Frente Combativa, foi realizada no auditório da Sedufsm uma reunião organizativa do III Encontro Nacional de Educação (ENE). Na reunião foi feito um breve apanhado histórico do ENE e alguns apontamentos sobre a organização do próximo Encontro, que terá como tema “Por um projeto classista e democrático de educação”. A terceira edição do ENE tem como indicativo de sede a Universidade Federal Fluminense (UFF) ou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e deverá ocorrer entre os dias 27 e 29 de julho. Além disso, o ENE também possui encontros regionais que devem ocorrer entre os meses de maio e junho. Por enquanto não há uma data confirmada para uma nova reunião organizativa aqui em Santa Maria.

Texto e fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2018 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet