Comando de greve docente está instalado no CT SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 28/05/12 19h03m
SVG: views 578 Visualizações

Ponto de reuniões é no hall do Centro de Tecnologia

Alt da imagem
Prédio do CT onde foi instalado o Comando de Greve

A greve dos professores da UFSM iniciou oficialmente nesta segunda, 28 de maio, e o comando de greve da categoria já está instalado no hall de entrada do Centro de Tecnologia (prédio 7 - CT). Durante a parte da manhã foram instaladas faixas identificando o local de encontros do comando e também cavaletes com cartazes na avenida de entrada do campus que alertam a comunidade universitária em relação à paralisação, que a partir desta semana ultrapassa 48 Instituições Federais de Ensino (IFEs). Uma nova assembleia avalia o movimento na próxima quarta, 30 de maio, a partir das 14h, no Auditório Lói Berneira (prédio 18, da Química). Os integrantes do Comando podem ser contatados pelo e-mail: comandodegreveufsm@gmail.com

Na avaliação do presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, a tendência é de crescimento da greve a partir do momento em que o governo, mais uma vez, rompe as negociações. “Havia uma expectativa em relação à reunião que ocorreria com o Ministério do Planejamento, nesta segunda-feira. Inexplicavelmente, sem justificativa, a reunião foi desmarcada. Esse fato, além de ser um desrespeito, demonstra que, na prática, o governo não tinha uma proposta a ser apresentada”, critica Rondon.

Corroborando essa argumentação, nesta segunda, no Jornal do Almoço, a colunista política da RBS TV em Brasília, Carolina Bahia, afirmou que o Ministério do Planejamento vai esperar pelo menos duas semanas para voltar a apresentar alguma proposta sobre a carreira, pois estaria estudando o impacto econômico das medidas que alterarão a carreira.

Greve facultativa- O presidente da SEDUFSM também esclarece alguns pontos relacionados ao movimento grevista. Sobre o fato que alguns disseminam na instituição de que a greve é “facultativa”, ou seja, a adesão depende de cada um, Rondon afirma que não se nega a liberdade individual, contudo, o movimento foi decidido de forma coletiva, em uma assembleia. Portanto, aqueles que não queriam aderir ao movimento deveriam ter se manifestado na plenária e, se não o fizeram, agora devem acatar o resultado, pois em caso de resultados positivos, esses serão estendidos a todos, grevistas e não-grevistas.

Estágio probatório- Servidores públicos, incluídos os professores, podem participar de movimentos grevistas sem que haja qualquer tipo de punição. A garantia é de um parecer da assessoria jurídica do ANDES-SN, que se baseia em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). O direito a participar da greve também abrange os docentes substitutos e temporários, além dos visitantes.

Café da manhã com a imprensa- O Comando de Greve dos Professores da UFSM realiza nesta terça (29), a partir das 9h, no hall do CT, um Café da Manhã com a imprensa de Santa Maria. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre o movimento.

Texto: Fritz R. Nunes com fotos de Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias