Assembleia dos estudantes da UFSM discute greve SVG: calendario Publicada em 29/05/12 17h33m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/05/12 17h43m
SVG: views 662 Visualizações

Movimento estudantil soma reivindicações à pauta docente

Alt da imagem
Cartaz na entrada do campus convida para a assembleia estudantil

Com o objetivo de discutir a greve nacional dos professores e demarcar uma posição dos estudantes da UFSM frente a esse movimento, será realizada, nesta quarta, 30, a Assembleia Geral de Estudantes. As deliberações tiradas nesse espaço têm peso maior que as decisões tomadas em Conselhos de Entidade de Base (CEB’s) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A assembleia acontece às 16h30min, no auditório Flávio Schneider do prédio 42 (Centro de Ciências Rurais).

Na manhã desta terça, 29, ocorreram na UFSM diversas assembleias de curso, que tinham como pauta central a greve docente. O curso de Artes Cênicas deliberou por greve estudantil, somando-se aos estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional e Desenho Industrial, paralisados desde a semana passada. Alguns Diretórios Acadêmicos que tiraram apoio à greve dos professores foram o da Comunicação, Educação Física e Geografia. Os alunos de geografia ainda optaram pela paralisação nesta terça e quarta-feira.

O cenário de greve nacional docente vem causando mobilização dos estudantes de diversas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Até o momento, mais de 15 Ifes estão em greve estudantil, entre elas: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Nas unidades descentralizadas da UFSM, os estudantes também vêm se mobilizando a fim de dar apoio à greve dos docentes e, em alguns casos, juntar-se a eles. No Centro de Ensino Superior do Norte do RS (Cesnors), os estudantes deliberaram pela greve em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no último dia 24.

O corpo estudantil vem agregando pautas, principalmente relativas à assistência, às reivindicações dos docentes. Cabe lembrar que os técnicos administrativos também têm indicativo de greve para o próximo dia 11, o que anuncia prováveis greves unificadas em universidades brasileiras.

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto: Rafael Balbueno
Edição: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias