Assembleia docente avalia próximos passos da greve SVG: calendario Publicada em 30/05/12 20h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 31/05/12 00h37m
SVG: views 841 Visualizações

Comando Local organizará calendário de atividades

Alt da imagem
Mais de 130 docentes na assembleia desta quarta-feira

Foram referendados na assembleia docente desta tarde, no auditório Loi Berneira (prédio 18, da Química) os nomes que fazem parte do Comando Local de Greve dos professores (lista dos nomes ao final da matéria). A partir de então, foi assumida como tarefa do Comando a organização de um calendário de atividades do movimento, dentre as quais, a possibilidade de realização de discussões por centros de ensino da UFSM, tratando especialmente do tema da carreira.

Em uma próxima reunião, o Comando também definirá um delegado que se deslocará a Brasília para compor o Comando Nacional de Greve. A plenária desta quarta, que foi coordenada pelo presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, e pela integrante do Comando Local de Greve, professora Fabiane Costas, teve a participação de 132 pessoas.

Um dos temas abordados durante a assembleia foi a questão da adesão ao movimento paredista. Apesar de haver informações de que alguns cursos da instituição estão paralisados, com destaque especial para os do Cesnors em Frederico Westphalen, em que todos os docentes não estariam dando aulas, uma estimativa global não está fechada. A tarefa de realizar esse levantamento foi repassada aos membros do Comando de Greve.

Durante a avaliação do movimento grevista, o professor Rondon de Castro destacou que há uma nitidez quanto ao crescimento em âmbito nacional. Segundo ele, o balanço mostra que já são 47 instituições federais paralisadas e que haverá uma nova adesão nos próximos dias, que é a da Universidade Federal de São Carlos, considerada um reduto da principal liderança do Fórum dos Professores (Proifes), entidade que tem se manifestado contra a greve.

Privatizações

Assim como falaram outros professores, na compreensão de Adriano Figueiró, do departamento de Geociências e integrante do Comando Local, a greve na universidade não deve e nem irá se restringir aos temas salariais. As questões da instituição, segundo ele, se vinculam a problemas educacionais vividos pela sociedade em geral, como no caso em que a prefeitura de Santa Maria estar entregando algumas escolas para serem administradas por fundações privadas.

O fato de o governo federal querer entregar os hospitais universitários a uma empresa é apenas a sequencia de um processo em que a privatização já abocanhou diversos setores, como por exemplo, o de limpeza, o de transporte, o restaurante universitário. São fatos correlatos e que merecem ser debatidos, avaliou Figueiró.

Um dos temas também abordados na plenária se relacionou ao impacto da MP 568 no que se refere à remuneração dos docentes. O professor do Colégio Técnico Industrial, Claudio Losekann, expôs em material audiovisual os prejuízos que os docentes estão sofrendo a partir da incorporação da Gemas e a correção de 4% sem a aplicação do percentual de 55% da Dedicação Exclusiva (DE), que foi revogada por uma lei aprovada em 2008, após acordo entre governo e Fórum dos Professores. (Para ver mais detalhes clique http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=1007i)

Para a professora aposentada do curso de Engenharia Elétrica, Maria Beatriz Carnielutti, é preciso deixar claro que a culpa por essa perda é do Proifes, que em 2008, concordou em fechar um acordo com o governo, e contra o qual o ANDES-SN se insurgia. No entanto, ela entende que, atualmente, o sindicato nacional precisa ser mais objetivo no que se refere à negociação da carreira, caso contrário, poderá ficar para trás, com o governo validando apenas os propósitos da outra entidade, classificada por ela mesma como um “braço do governo”.

Componentes do CLG

Os integrantes do Comando Local de Greve (CLG) referendados pela assembleia são os seguintes professores:
Abel Panerai Lopes; Adriano Figueiró; Adriana Zecca; Fabiane Costas; Gianfabio Pimentel Franco; Getulio Lemos; Jerônimo Tybusch; Rondon de Castro; Julio Quevedo dos Santos; Maisa Pimentel Martins; Marcio Badke; Wilton Trapp; Vania Beatriz Reypaz; Claudio Canfield; José Antonio Meira Rocha; Ianglio Travassos; Ascisio dos Reis; Claudio Losekann e Luciano Denardi.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias