Entidades de servidores federais dão coletiva à imprensa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/06/12 18h34m
SVG: views 161 Visualizações

Objetivo é prestar informações sobre greve e marcha a Brasília

Alt da imagem
Terça, 5 de junho, é dia de nova caminhada unificada dos SPFs em Brasília

Lideranças sindicais dos servidores públicos federais (SPF) vão conceder uma coletiva para a imprensa na próxima segunda (4), às 14h, na sede do ANDES-SN, para falar sobre a Marcha a Brasília, marcada para terça (5), sobre a campanha salarial dos SPFs e também do indicativo de greve geral da categoria a partir de 11 de junho. Será apresentado ainda um balanço sobre a última reunião de negociação com o governo, realizada na manhã desta sexta (1º).

Durante a coletiva, os representantes sindicais abordarão com mais detalhes e os motivos de uma possível paralisação e as razões que levaram categorias, como a dos docentes das instituições federais de ensino, a entrarem em greve há mais de 15 dias.

Pauta

A pauta de reivindicação inclui sete eixos, entre os quais o reajuste de 22,08% (referente à inflação e variação do PIB desde 2010), em conjunto com uma política salarial permanente, com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações. Os servidores também pedem a implementação de negociação coletiva no setor público, com definição de data-base e o cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos.

Além disso, os servidores vêm enfrentando a precarização das condições de trabalho e ataques aos direitos básicos, como a recente privatização da previdência, com a criação do Funpresp.

Marcha

A expectativa é que o ato reúna cerca de 20 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios. Após a manifestação, o Fórum dos SPF fará uma plenária ampliada, às 15h, na Esplanada, para votar a greve geral do funcionalismo federal a partir de 11 de junho.

Reunião infrutífera

Nesta sexta, 1º, representantes das 31 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012 em defesa dos servidores e serviços públicos se reuniram com o Ministério do Planejamento para mais uma reunião que discute as demandas do setor. Mais uma vez, nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo Planejamento.

O secretário de Relações do Trabalho (SRT), Sérgio Mendonça, voltou a dizer que o governo só terá condições de apresentar algum retorno às demandas do funcionalismo a partir do dia 31 de julho. Frente à urgência da categoria por obter soluções para uma série de problemas que comprometem a administração pública, servidores de todo o Brasil vão votar na terça, 5, em uma plenária conjunta, a necessidade de dar início a uma greve geral do serviço público por tempo indeterminado.

Fonte: ANDES-SN e Condsef
Foto: Arquivo/SEDUFSM
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias