UFSM teve ato contra a MP 568 nesta terça SVG: calendario Publicada em 05/06/12 17h52m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/06/12 17h56m
SVG: views 613 Visualizações

Manifestação foi seguida de aula pública sobre greve

Alt da imagem
Protesto em frente ao HUSM uniu médicos e outras entidades

Um ato público uniu médicos do Hospital Universitário UFSM, do Hospital Veterinário e representantes de outras entidades, na manhã desta terça-feira, 5. A contrariedade à Medida Provisória 568, que altera o pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade, gerando um corte pela metade dos salários, foi o mote principal da movimentação, que também agregou estudantes, técnico-administrativos e professores, somando cerca de cem pessoas.

Os efeitos da MP serão sentidos não apenas por médicos, mas também por docentes, visto que a medida transforma os adicionais de insalubridade e periculosidade em valores fixos, contrariando o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (RJU).

A manifestação, que ocorreu em frente ao Hospital Universitário, onde também houve entrega de panfletos que esclareciam sobre a MP, teve a presença do presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro. Na sequência ao ato aconteceu uma aula pública sobre o cenário de greve nas universidades federais brasileiras.

Os estudantes, em greve geral desde o último dia 30, e os técnico-administrativos, com indicativo de greve para o dia 11, somam-se aos professores nas mobilizações por uma educação de qualidade. Loiva Chansis, do coletivo ‘Vamos à Luta’ (FASUBRA), denunciou a precarização da educação e da saúde e fez um chamado à unidade dos setores.

Alguns Diretórios Acadêmicos informaram sobre atividades de mobilização em seus cursos e foram apresentadas ainda as reivindicações docentes, ligando-as às pautas estudantis, demonstrando que todas fazem parte de um projeto para a educação, calcado na reforma universitária, que tem como efeito a privatização e a precarização do ensino público.

Texto e fotos: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias