Senadores fazem coro contra efeitos da MP 568 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/06/12 15h14m
SVG: views 245 Visualizações

Avaliação é de que prejuízos da medida levam à greve

Alt da imagem
Debate intenso entre senadores na Comissão de Assuntos Sociais

Na última quarta (6), os senadores integrantes da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) mandaram um recado claro ao governo: não vão admitir, em hipótese alguma, a redução de salários de várias categorias de servidores públicos, principalmente dos médicos, decorrente da Medida Provisória (MP) 568/2012.

Para o presidente da CAS, senador Jayme Campos (DEM-MT), a medida precisa ter sua admissibilidade rejeitada pela comissão mista que a examina, de modo que o governo seja obrigado a mudar os termos da matéria. O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) chegou a recomendar que a medida “seja devolvida” ao governo. “Isso é um absurdo”, disse Moka em referência à MP.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), primeira no Senado a alertar para os problemas da MP, reclamou do fato de que a medida trata de várias categorias ao mesmo tempo, como as dos professores universitários, dos agentes comunitários de saúde, dos veterinários, dos meteorologistas e dos servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Conforme a parlamentar, no caso do Dnocs, a medida provisória leva a uma queda nas gratificações de até 70%.

Na opinião da senadora, a reunião de tantas categorias numa MP dificulta a sua aceitação integral. Ela concorda com a senadora Ana Rita (PT-ES) no sentido de que os aspectos positivos, como os aumentos para os docentes, devem ser preservados, rejeitando-se o restante. “Vamos preservar a parte boa e retirar o entulho, que é uma coisa recusável. A questão polêmica fere a academia e fere um principio constitucional, que é o de não se diminuir salários”, ponderou Ana Amélia.

O oposicionista Cyro Miranda (PSDB-GO) também criticou a matéria. “Se até a base do governo está consciente de que isso (a redução dos salários dos médicos) não pode acontecer, então por que não há a retirada da MP? Onde está a independência do Congresso”, questionou Cyro.

A crítica à constante mistura de temas em MPs foi unânime. Os senadores consideram que isso não só impõe dificuldades técnicas ao Congresso, mas é, sobretudo, um desrespeito ao parlamento, do ponto de vista político, uma vez que obriga senadores e deputados a aprovarem medidas com as quais não concordam inteiramente.

Greve dos servidores

Ana Amélia mostrou-se confiante na relatoria do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo, que em sua opinião, tem sido paciente. Para ela, a aprovação da MP como está seria uma derrota e poderia provocar uma greve geral dos servidores federais. “Precisamos de mais interlocução com o governo. E tanto Arlindo Chinaglia (líder do governo na Câmara) quanto Eduardo Braga já sinalizaram nesse sentido”, ecoou Moka.

A categoria mais insatisfeita com a MP 568/2012 é a dos médicos, que se queixa de redução de até 50% na remuneração paga pelo governo federal, por causa da alteração da carga horária, de 20 para 40 horas semanais, dos que trabalham em hospitais públicos federais, sem reajuste dos salários.

Na mesma linha, a senadora Angela Portela (PT-RR) afirmou que é inadmissível uma medida provisória ampliar a carga horária e o salário não acompanhá-la. “Os professores estão há mais de um mês de greves nas universidades, e o país vive uma escassez de médicos para atuar na saúde publica”, assinalou a parlamentar.

Cyro Miranda e Ana Rita (PT-ES) reiteraram que é preciso resolver rapidamente o problema. “Estamos prejudicando cerca de 50 universidades devido à falta de celeridade”, advertiu Cyro.

SEDUFSM

Na avaliação do professor Rondon de Castro, presidente da SEDUFSM, é um engano achar que a greve nas universidades federais se restringe ao combate dos efeitos perversos da MP 568. “O nosso movimento tem causas bem mais profundas, como por exemplo, a enrolação do governo em torno do tema da reestruturação da carreira. Os prejuízos embutidos na MP 568 representam apenas mais um elemento nessa relação desrespeitosa que o governo dispensa a nós, docentes e servidores federais”, destaca Rondon.

Fonte e foto: Agência Senado
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias