Estudantes têm nova assembleia nesta quinta SVG: calendario Publicada em 12/06/12 15h52m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/06/12 15h54m
SVG: views 714 Visualizações

Avaliação da greve é um dos pontos de pauta

Alt da imagem
Estudantes da UFSM aprovaram greve no dia 30 de maio

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSM convocou nova assembleia para quinta, 14, a partir das 13h, no auditório Loi Berneira (Química, prédio 18). Na pauta estará a avaliação da greve estudantil, os direitos e as reivindicações dos alunos e também a participação no comando nacional de greve. A paralisação do segmento discente foi aprovada com a participação de 600 pessoas, na quarta, 30 de maio.

A paralisação estudantil atinge cerca de 30 Instituições Federais (Ifes), sendo que uma das mais recentes a deflagrar o movimento foi na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lá, mesmo que os professores tenham rejeitado a greve em um plebiscito cujo resultado mostrou uma diferença apertada entre contrários e favoráveis à paralisação, os alunos fizeram uma plenária com 2 mil pessoas, no dia 6 de junho, e deflagraram o movimento.

As pautas centrais da paralisação incluem o apoio aos professores e técnico- administrativos, além da exigência dos 10% do PIB para a educação. Já as pautas locais abrangem a contratação de mais professores, melhorias na estrutura física dos campi, mais acesso à extensão e pesquisa, aumento do acervo bibliográfico, entre outras demandas contidas em uma carta enviada à reitoria em 2011. Na ocasião, as pautas exigidas pelos estudantes foram encaminhadas para aprovação do Conselho Universitário, mas nenhuma ação foi realizada.

Saúde

Quem também está se mobilizando, na UFSM, são os estudantes do Centro de Ciências da Saúde. Eles se reúnem nesta quarta, 11h30min, no auditório do Centro, em assembleia. Dentre as preocupações estão falta de infraestrutura, de professores e técnicos.

A convocação para a assembleia geral dos estudantes abrange todos que estão matriculados nos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia. A plenária tem por objetivo discutir os problemas comuns e também elaborar uma pauta de reivindicações.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do DCE e site da UNE
Foto: Arquivo da SEDUFSM
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias