Greve do Sinasefe atinge com força o CTISM SVG: calendario Publicada em 15/06/12 16h44m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/06/12 17h46m
SVG: views 459 Visualizações

Sindicato prepara reunião com servidor de colégios militares

Alt da imagem
Nara Quadros, da direção do Sinasefe em Santa Maria

A greve dos técnico-administrativos e professores vinculados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em Santa Maria, atinge com mais força o Colégio Técnico-Industrial (CTISM). Já em relação ao Colégio Politécnico e ao Colégio Militar, existe um processo para a construção da greve. A informação é de Nara Quadros, coordenadora da seção sindical do Sinasefe, em Santa Maria.

Segundo a dirigente sindical, o movimento paredista se ampliará junto a outros setores a partir de segunda-feira, 18. Neste dia inicia a greve no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - CAFW (ver decisões da assembleia em anexo) e também nos campi do Instituto Federal Farroupilha, que inclui Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, Santa Rosa, São Borja e Alegrete, e cuja decisão pela paralisação foi tomada por unanimidade.

Dentre os principais da pauta, conforme Nara está a definição de uma data base, a reposição das perdas salariais, a reestruturação da carreira e melhorias na qualidade do ensino, que foi precarizado a partir da expansão desordenada promovida pelo Reuni do governo federal.

Na avaliação da coordenadora da seção sindical do Sinasefe, a greve está em ascensão junto às instituições federais em função de que a cada dia o governo só retira direitos das categorias. Ela cita, por exemplo, a questão ad Dedicação Exclusiva (DE), que desde a lei 11.784, o percentual de 55% não aparece mais na tabela dos docentes do ensino básico, técnico e tecnológico.

Em mensagem eletrônica enviada à SEDUFSM, o professor Leonardo Botega, do CAFW, informa que a greve naquela instituição já iniciou e conta com cerca de 70% de adesão. Na mesma correspondência, Botega também relata que os estudantes do curso 'Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio', em assembleia realizada nos dias 14 e 15 de junho, decidiram entrar em greve em apoio a professores e técnicos. 

Escolas militares

A Direção Nacional (DN) do Sinasefe realiza, neste fim de semana (16 e 17 de junho), o V Encontro dos Servidores das Instituições Militares de Ensino (IMEs). O evento, que ocorrerá na sede do Sindicato Nacional, em Brasília, tem por objetivo definir uma pauta específica dos servidores das IMEs na Campanha Nacional em Defesa dos Nossos Direitos, elaborar um plano de lutas para o setor, deliberar sobre a forma de mobilização, paralisação e greve desse setor da categoria.

Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Bruna Homrich (estagiária)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Resumo das decisões no Colégio Agrícola (CAFW)

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias