Servidores TAE avaliam primeira semana de greve SVG: calendario Publicada em 19/06/12 16h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/06/12 16h51m
SVG: views 603 Visualizações

Categoria em busca de apoios ao movimento na UFSM e no país

Alt da imagem
Assembleia dos TAEs ocorreu no auditório do CCR, nesta terça pela manhã

Em assembleia geral realizada na manhã desta terça, 19, no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), os técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFSM avaliaram a primeira semana de greve. Nesse primeiro momento, a categoria buscou, principalmente, garantias jurídicas e apoio para o movimento. Com esse objetivo foram realizadas, por exemplo, visitas ao Reitor da UFSM, professor Felipe Müller, ao Ministério Público Federal (MPF), à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRRH) e à direção do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Conforme aponta Alcir Martins, secretário de Comunicação Sindical da ASSUFSM, “essa primeira semana nós trabalhamos preparando o terreno e dando segurança para a categoria. Feito isso, a partir de agora nós intensificaremos a mobilização”. Na ocasião a categoria avaliou, também, o ato realizado por docentes, técnico-administrativos e estudantes na última segunda-feira, 18, no hall da reitoria. Cerca de 200 servidores estiveram presentes na assembleia.

Na avaliação das últimas atividades, um dos pontos ressaltados foi a importância da unidade entre técnicos, docentes e estudantes, parceria já editada em pelo menos outras duas atividades. Para o presidente da SEDUFSM e diretor eleito do ANDES-SN, Rondon de Castro, a parceria só fortalece o movimento. “A união das três categorias mostra que existe sim uma grande insatisfação com o atual modelo de universidade. Mas o mais importante é que estamos juntos na indignação e na luta. Com essa união, só temos a ganhar”.

Cronograma e registro do ponto

Assembleias como a dessa terça serão rotineiras durante o período de paralisação dos TAEs. Conforme o cronograma de atividades, estão programadas para serem realizadas ao menos duas vezes por semana, nas terças pela manhã e nas quintas no turno da tarde. O planejamento é de que as assembleias sejam também temáticas, discutindo as pautas do movimento grevista e as perspectivas de atuação. Além disso, as reuniões do Comando Local de Greve serão diárias, no período da manhã, em um espaço instalado em frente ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).

Sobre o registro do ponto, conforme foi ressaltado na assembleia dessa terça, a determinação é de que os técnico-administrativos assinem um ponto paralelo que está na sede do Comando de Greve. Além disso, enfatizou-se o compromisso da reitoria de que não haverá descontos. A próxima assembleia da categoria será na quinta-feira, 21, às 13h30min, no auditório Gulerpe.

Comando Nacional de Greve

O Comando Nacional de Greve (CNG) dos TAEs, instalado em Brasília na última sexta-feira, 15, realizou atividade na manhã dessa terça, 19. Com o objetivo de sensibilizar os parlamentares que chegavam à capital federal, os grevistas foram ao aeroporto distribuir materiais e apresentar as reinvindicações. Para a tarde estava programada uma visita aos gabinetes e ao Congresso Nacional, onde, através do contato direto, pretende-se buscar apoio e comprometimento com o movimento.

Além disso, alguns representantes dos TAEs estão, também, na cidade do Rio de Janeiro, onde está sendo realizado o Rio+20. O objetivo é de divulgar a pauta da categoria, aproveitando que muitas autoridades estão na cidade para o evento.

Médicos do HUSM

Em greve desde a última segunda-feira, 18, os médicos do HUSM participaram de reunião do Comando Local de Greve no final da manhã dessa terça. A conversa teve como objetivo a construção de atividades conjuntas. No momento, com a greve dos médicos, os atendimentos no HUSM seguem em funcionamento apenas para urgência e emergência.

Texto e foto: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias