Comando unificado de greve faz ato em Palmeira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/06/12 18h38m
SVG: views 276 Visualizações

Segmentos chamam a atenção para pauta de reivindicações

Alt da imagem
Segmentos em greve fizeram ato público na praça de Palmeira das Missões

Assim como em Frederico Westphalen, cujos segmentos em greve realizaram ato público na última terça-feira, em Palmeira das Missões, que também possui uma unidade do Centro de Educação Superior Norte do RS (Cesnors-UFSM), também ocorreu uma manifestação dos grevistas. O ato reunindo docentes, técnico-administrativos e estudantes aconteceu nesta quinta, 21, à tarde, na praça da prefeitura. No discurso dos manifestantes foi enfatizada a pauta de reivindicações, especialmente no que tange à melhoria nas condições de trabalho.

O professor Luiz Carlos Nascimento da Rosa, do departamento de Metodologia do Ensino, participou da atividade pelo Comando Local de Greve dos docentes. Segundo ele, foi importante a atividade, especialmente pelo fato de ter se conseguido reunir os três segmentos. “Não apenas no discurso na praça, mas também em entrevista a uma rádio local, buscamos mostrar que o nosso movimento não é apenas por salário e nem é contra a população. Ao contrário, defendemos a expansão da universidade, mas que ela seja feita com qualidade”, ressaltou Luiz Carlos.

Além do membro do comando de greve docente, também se deslocaram de Santa Maria para o ato em Palmeira das Missões, o dirigente do sindicato dos técnico-administrativos (Assufsm), Wanderley Vasconcellos e o membro do DCE, Leonardo Soares. De Palmeira das Missões, conforme a professora Fernanda Sarturi, do departamento de Ciências da Saúde do Cesnors, aproximadamente 25 pessoas, entre docentes, TAEs e estudantes participaram.

A mobilização dos segmentos do Cesnors em Palmeira continua na próxima semana. Na terça, 26, às 14h, haverá um ato público no calçadão da cidade, que além de contar com as categorias da universidade, também está prevista a participação de outros setores, como o movimento de pequenos agricultores, professores estaduais e caminhoneiros. O ato agregará outras pautas, como por exemplo, a abertura de um Hospital Regional. Junto com manifestação haverá também recolhimento de roupas para a campanha do agasalho.

Ainda na terça, só que às 18h30min, os segmentos em greve irão até a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, pautando a greve dos docentes federais durante o uso da tribuna pública. Está previsto o encaminhamento aos manifestantes de uma moção de apoio por parte de vereadores dos diferentes partidos. Na próxima semana serão organizadas novas atividades, sendo que uma delas pode ser um protesto junto às rodovias da região.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fernanda Sarturi
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias