Fasubra monta acampamento na esplanada dos ministérios SVG: calendario Publicada em 10/08/11 14h23m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/08/11 14h25m
SVG: views 590 Visualizações

Na UFSM, comando de greve da se reúne com assessoria jurídica

Alt da imagem

Os servidores técnico-administrativos das universidades federais, em greve desde o dia 6 de junho, desafiaram a intransigência do governo, que tem se negado a negociar e tentou acabar com o movimento através de um processo judicial. Desde a manhã desta terça, 9, sob a coordenação da Federação dos Servidores (Fasubra), foi montado um acampamento em frente à esplanada dos ministérios. Trabalhadores de todo o país estão reunidos para pressionar o Governo Federal a abrir as negociações da campanha salarial.

Integrantes de caravanas de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Mina Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, entre outros, já ocupam as tendas armadas no canteiro central da Esplanada, e centenas de outros servidores ergueram suas próprias barracas para participar do movimento paredista. Até o final da tarde de ontem eram esperadas novas caravanas, como por exemplo, de trabalhadores da Universidade Federal de São Carlos.

ASSUFSM

O comando de greve dos técnicos na UFSM reuniu-se na manhã desta quarta, 10, com o advogado Heverton Padilha, da assessoria jurídica da ASSUFSM, para discutir a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que obriga 50% dos servidores a retornarem ao trabalho. O comando trouxe à reunião documentos, entre os quais, uma declaração do reitor Felipe Müller, comprovando que a Universidade mantém suas atividades corretamente e que a decisão da AGU em criminalizar a greve não é uma decisão da Administração Central.

Heverton explicou que a decisão do STJ corresponde a 50% da instituição, em sua totalidade, sem divisões por setor. Nos autos do processo não consta a definição de que os 50% precisam incluir serviços essenciais. A penalidade para as instituições que não cumprirem com a decisão será cobrada à entidade, sem direcionar ao servidor em si. O advogado esclareceu que se as exigências do processo forem cumpridas e comprovadas, abrem-se brechas para novas negociações.

Nesta sexta, 12, será realizada nova assembleia de greve, desta vez com a presença do reitor, Felipe Müller. Conforme acordado na reunião do comando, o assessor jurídico também participará da plenária. A atividade acontece no auditório Lói Trindade Berneira (do curso de Química), às 8h30min.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Fasubra e da ASSUFSM
Foto: Site da Fasubra
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias