Encerrado o 57º Conselho do ANDES-SN SVG: calendario Publicada em 25/06/12 22h40m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 315 Visualizações

Em discurso, Marinalva ressalta sindicato como polo da educação

Alt da imagem
Márcio Oliveira (ao microfone) leu a Carta de Parnaíba

Em plenária realizada no último domingo, 24, encerraram-se as atividades do 57º Conselho Nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que reuniu docentes de todo o país na cidade de Parnaíba, no Piauí. Em seu discurso de encerramento, a presidente Marinalva Oliveira ressaltou o projeto de que o ANDES se torne um polo aglutinador da educação brasileira, seja no setor das universidades federais, estaduais, particulares e municipais. “Isso já está acontecendo e é nossa obrigação dar sequência a esse trabalho”, afirmou a presidente.

Sobre essa questão, Marinalva faz referência, principalmente, ao momento de greve nas instituições de ensino superior do Brasil. Durante todo o Conad, muitas foram as intervenções que reforçaram o papel do ANDES-SN como referência nas negociações, inclusive para entidades que não são filiadas ao Sindicato Nacional. Para os docentes presentes no evento, esse processo é fruto da confiança que o ANDES-SN tem conquistado por sua atuação na defesa da educação.

Embora Marinalva Oliveira tenha ressaltado que sua gestão, empossada no primeiro dia do 57º Conad, será de continuidade política, a nova presidente afirmou também tratar-se de um processo de renovação. Para Marinalva, é animador ver que o ANDES-SN aproxima novos docentes do movimento cada vez mais. Ainda na plenária de encerramento, os docentes aprovaram as moções do 57º Conad. Entre elas estão, por exemplo, moções de repúdio ao golpe de estado no Paraguai e outra às remoções realizadas para as obras da copa. Outra moção exige a retirada de todas as ações de justiça contra os estudantes da USP, em processo referente às manifestações contra a presença da polícia na universidade. A greve dos professores da Bahia, em reivindicação pelo pagamento do piso do magistério, recebeu moção de apoio.

Grupos e Plenárias movimentam o debate

Além da Plenária de Instalação e do ato de posse da nova diretoria, o debate nos Grupos Mistos e as votações nas Plenárias movimentaram o 57º Conad. Entre os temas debatidos pelos docentes, estão a atualização do Plano de Lutas geral, que avalia e prevê o próximo período de mobilizações da categoria, e o Plano de Lutas setorial, que trabalha as especificidades de instituições federais, estaduais, municipais e particulares, além da continuidade do processo de aproximação entre todos os setores. Nesse sentido, uma das deliberações foi a da realização do VI Encontro Intersetorial, no segundo semestre de 2012. 

Também foi debatida e aprovada a atualização do Caderno 2 – Proposta do ANDES-SN para a Universidade brasileira, através do texto-documento de Ciência e Tecnologia. Outra pauta tratou da intensificação da participação do sindicato na Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas, onde os docentes manifestaram o objetivo de enraizar a central cada vez mais na base da categoria. A prestação de contas do sindicato também foram aprovadas.

Durante a o encerramento do evento, o secretário geral do ANDES-SN, Márcio Oliveira, leu a Carta de Parnaíba. No documento, os docentes presentes no 57º Conad apresentam uma avaliação sobre os temas debatidos e as perspectivas da categoria. Em breve a Carta de Parnaíba será divulgada na íntegra através do site do Sindicato Nacional.

Estiveram presentes no 57º Conad 133 pessoas, sendo 44 delegados, 54 observadores, 33 diretores do ANDES-SN e 2 convidados. Ao total foram 46 seções sindicais representadas.

Texto: Rafael Balbueno
Foto: Renata Maffezoli (ANDES-SN)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias