Museólogo francês lança livro em Santa Maria SVG: calendario Publicada em 26/06/12 16h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 26/06/12 16h36m
SVG: views 229 Visualizações

Evento ocorre nesta quarta, na Antiga Reitoria

Alt da imagem
Hugues de Varine é um disseminador da ideia de ecomuseus e museus comunitários

O francês Hugues de Varine, que tem em sua trajetória a construção de museus comunitários em diversos países, participa em Santa Maria nesta quarta, 27, do lançamento do livro “As raízes do futuro- o patrimônio a serviço do desenvolvimento local”. O evento, que inicia às 18h30min, no auditório do prédio da Antiga Reitoria (Floriano Peixoto, 1184), tem o apoio da UFSM, de órgãos governamentais como a secretaria estadual de Museus e a de Cultura, e de órgãos não governamentais como Museu 13 de Maio, TV Ovo, Coletivo Afronta, entre outros.

Hugues de Varine é consultor internacional na área da museologia e do desenvolvimento. Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, ocupou cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais.

Conforme a editora que fez a publicação, nas páginas do livro o leitor encontrará a trajetória intelectual e a experiência do consultor internacional Hugues de Varine no movimento de construção, em diversos países, dos ecomuseus e museus comunitários. Partindo de princípios, ideias e sugestões, ele se baseia no vínculo entre patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local sustentável.

Varine aponta com maestria as possibilidades da museologia inovadora e participativa no seio do cotidiano comunitário, da riqueza dos rastros do passado e do presente direcionados ao futuro. Associa e valoriza a relação do patrimônio (individual ou coletivo) com os caminhos instigantes e reveladores da cultura viva, do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Concebido com vivências pessoais e coletivas, As raízes do futuro inova a visão de patrimônio. Revela a necessidade de reconhecê-lo e de inventariá-lo com vista à mudança, registrando as memoráveis experiências de comunidades que já promoveram a prática da museologia comunitária. Essas vivências foram acrescentadas pelo autor a esta edição em língua portuguesa sob o nome de Fichas referenciais de casos exemplares. O livro é um relato cativante do aprendizado, das conquistas e das previsões do mestre e de seu aprimoramento na sabedoria das comunidades.

O museólogo vem a Santa Maria depois de ter cumprido outras agendas semelhantes em Belém (12 de junho), Ouro Preto (22 de junho) e Porto Alegre (25 de junho). No Rio Grande do Sul, o Varine passou por Picada Café (26 de junho) e ainda vai a São Miguel das Missões (28 de junho).

Fonte: Museu 13 de Maio
Foto e ilustração: blog.odiario.net; Museu 13 de Maio
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias