Assembleia debate indicativo de greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 634 Visualizações

Professores se reúnem nesta quinta e avaliam proposta do governo

Alt da imagem

A SEDUFSM convocou os professores para a assembleia que ocorrerá nesta quinta, 11, às 15h, no auditório Flavio Schneider (CCR), campus da UFSM, que debaterá o indicativo de greve da categoria. A deliberação acontece a partir da orientação retirada no último final de semana, em Brasília, na reunião do setor das federais (Ifes) do ANDES - Sindicato Nacional. Também será avaliada a primeira proposta apresentada pelo governo ao ANDES-SN, na noite desta terça-feira. (Ver abaixo o resumo da proposta)

Para o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, o fato de o governo, pela primeira vez, ter apresentado uma proposta concreta, ainda que bem abaixo da expectativa do que a categoria reivindica, demonstra que a pressão está surtindo efeito. “Não é o que nós queremos, mas representa um avanço. Por isso, é importante manter a mobilização, pois a negociação só vai avançar com a categoria demonstrando disposição em lutar”.
Intransigência

Na última quarta, 3, os professores se reuniram em assembleia no auditório Sérgio Pires, quando decidiram pela construção da greve em função da intransigência do governo. A deliberação tomada pela UFSM, assim como de outras seções sindicais pelo país foram levadas a Brasília na reunião das Ifes do ANDES-SN. A partir de então, apontou-se para a mobilização e debate sobre o indicativo de greve, por enquanto sem data.

Proposta

Durante a reunião entre governo, ANDES-SN e Fórum de Professores (Proifes), na terça à noite, o secretário de relações sindicais do ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, apresentou uma proposta que compreende dois pontos básicos: a incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) ao vencimento básico (VB) e a disposição de tratar a correção das distorções no enquadramento dos docentes, eventualmente ocorridas no momento da criação da classe de professor associado. Além disso, recuou da idéia de introduzir a classe de professor sênior neste momento da negociação.

Ainda na reunião, Duvanier Ferreira deixou claro que a implementação de qualquer resultado da negociação ocorrerá somente em 2012, pois em 2011 não há previsão orçamentária. Destacou também durante o diálogo com as entidades que é preciso agilidade, pois o prazo é curtíssimo, tendo em vista que o que é debatido na mesa com as entidades precisa de consenso com o restante do governo. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima segunda, 15, às 19h.

Para o ANDES-SN ficou evidente na reunião que o governo quer manter congelado, pelos próximos dois anos, o salário dos professores, representado atualmente pela composição remuneratória VB, Retribuição por Titulação (RT) e Gemas. A proposta de incorporação da Gemas apresentada pelo representante do Ministério do Planejamento tem repercussão financeira pontual, uma vez que só tem efeito quando o professor possui algum direito calculado sobre o VB, como é o caso dos resíduos de anuênios. Em outras palavras, a proposta do governo economiza em detrimento da remuneração do professor.

Texto e foto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias