Grevistas realizaram novo ato unificado em Palmeira SVG: calendario Publicada em 27/06/12 18h53m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/06/12 18h58m
SVG: views 380 Visualizações

Manifestação reuniu três segmentos e entidades da comunidade

Alt da imagem
Panfletos foram distribuídos como elementos de informação à comunidade

Os segmentos em greve da UFSM, no campus do Cesnors, em Palmeira das Missões, realizaram na tarde desta terça, 26, uma manifestação na praça central de Palmeira das Missões. Além da representação docente, dos técnico-administrativos, e dos estudantes, entidades como o Cpers Sindicato, Movimento de Pequenos Agricultores, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e vereadores, também engrossaram a mobilização que, conforme o professor do curso de Enfermagem e diretor da SEDUFSM, Gianfabio Pimentel Franco, foi em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

As representações dos grevistas utilizaram o carro de som durante o ato público e, munidos de faixas e panfletos, procuraram levar à comunidade informações sobre os motivos que causaram a deflagração de um movimento paredista, que atinge a maioria das Instituições Federais de Ensino do país, tanto entre professores, servidores técnico-administrativos como estudantes.

Gianfabio Franco falou ao microfone sobre a pauta da categoria dos professores, enfatizando que o movimento começou forte em função da intransigência do governo federal que, prometeu, ainda no ano passado, fechar uma proposta de carreira consensual até 31 de março deste ano, o que não aconteceu.

O professor e diretor do sindicato docente também lembrou que os temas da qualidade e das condições de ensino estão na pauta da greve por serem fundamentais. Segundo ele, a expansão açodada promovida pelo governo causou diversos contratempos em termos de condições de trabalho, sendo que o Cesnors é um dos principais laboratórios das dificuldades encontradas.

Agasalhos

Os grevistas de Palmeira das Missões aproveitaram as duas atividades públicas realizadas (terça, 19 e terça, 26) para promover uma campanha do agasalho, realizando assim a arrecadação de roupas a serem doadas a entidades assistenciais. O material arrecadado foi entregue na manhã desta quarta, 27, ao Abrigo Espírita Nosso Lar, no próprio município. A entrega foi feita pelas professoras Fernanda Sarturi e Terrimar Ruoso.

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fernanda Sarturi
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias