CNG recebe funcionários do Planejamento com café da manhã SVG: calendario Publicada em 02/07/12 20h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/07/12 20h32m
SVG: views 677 Visualizações

Atividade reivindica abertura imediata e efetiva das negociações

Alt da imagem
Mesa com café da manhã foi montada na entrada do MP

Em atividade realizada na manhã dessa segunda-feira, 2, representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, em conjunto com o CNG do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e com o apoio do CNG da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), receberam os funcionários do Ministério do Planejamento (MP) com um café da manhã. A atividade tinha o objetivo de cobrar a abertura imediata e efetiva das negociações com o movimento grevista. Estudantes também participaram do ato que somou mais de 200 pessoas.

Na ocasião, logo cedo, às 7h, frutas, sucos, café e pães foram distribuídos aos funcionários do MP que chegavam ao prédio. Além disso, uma rosquinha acompanhada de uma carta ao secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (SRT/MP), Sérgio Mendonça, também foi entregue. Na carta, os grevistas cobravam a apresentação de uma proposta do governo e o agendamento da data em que ela será apresentada. A carta entregue ao secretário Sérgio Mendonça pode ser lida na íntegra clicando aqui.

Para Celi Taffarel, representante da Associação de Professores da Universidade Federal da Bahia (Apub) e integrante do CNG do ANDES-SN, a atividade foi um sucesso. “Os funcionários do Planejamento nos receberam de forma muito positiva. Entregamos a carta à coordenadora de negociação e relações sindicais do Planejamento, Edina Lima, que se comprometeu em repassá-la ao Sérgio Mendonça. Se não obtivermos retorno até o fim do dia, amanhã ligaremos cobrando uma resposta. Exigimos que Dilma atenda às nossas reivindicações”, afirmou Celi.

Governo não cumpre prazo

Na ocasião, a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, lembrou que nessa segunda, 2, venceu a data apontada pelo próprio secretário na única reunião realizada com os docentes desde a deflagração da greve, no dia 17 de maio. “Na ocasião (12/06), o governo chegou a pedir uma trégua aos grevistas, dizendo que em 20 dias apresentaria uma proposta e chegaríamos ao término das negociações. Hoje, mais uma vez comprovam que não é capaz de cumprir os prazos que eles mesmos estabelecem, mostrando também a indisponibilidade em negociar com os professores para superarmos o impasse e encerrarmos a greve”, afirmou Marinalva.

Tendo em vista o atraso do governo em apresentar uma proposta, o CNG do ANDES-SN está preparando uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff. Em análise de conjuntura divulgada no último domingo, 1, os docentes apontam que “o fato do governo Dilma não ter apresentado proposta de carreira para negociação com os docentes até a presente data deixa evidente uma política que não alterou seus rumos de tratar com austeridade os trabalhadores e os serviços públicos, nos marcos da reforma de Estado iniciada nos governos Collor e Itamar, e continuada nos governos FHC, Lula e Dilma.”

O texto ainda segue, afirmando que: “O governo Dilma está comprometido com o arrocho salarial e o corte de gastos sociais, e embora não se mostre disposto a atender as reivindicações dos servidores públicos por carreira, reajuste salarial e melhores condições de trabalho, atende, sim, os setores ligados ao capital, seja por meio de subsídios, financiamento público e isenções fiscais, seja gastando mais de 45% do orçamento da União com o pagamento de juros e amortizações do sistema rentista da dívida pública”.

Além disso, o texto lembra o processo de expansão mal planejado, responsável direto pela precarização das condições de trabalho nas IFE. Nesse sentido, o texto ressalta, principalmente, o número insuficiente de docentes e TAEs, assim como a falta de infraestrutura. A análise de conjuntura do CNG do ANDES-SN pode ser lida na íntegra aqui.

Agenda de mobilizações

A ausência de uma abertura efetiva de negociações com o governo tem alimentado a crescente mobilização das categorias em greve. Atualmente o CNG estima que 95% das IFE aderiram ao movimento. Para as próximas semanas estão previstas diversas atividades em todos os estados, onde deve ser mantida a unidade com TAEs e estudantes. O quadro de greve atualizado em 1/7 pelo CNG do ANDES-SN pode ser visto clicando aqui.

Abaixo você pode conferir a agenda divulgada do CNG do ANDES-SN para as próximas semanas:

3/7 - Terça-feira - Atividade Nacional dos estudantes em defesa da Educação. Em Brasília, o ato será em frente ao MEC às 9h.
3/7 - Terça-feira - Ação unificada no Parlamento em torno da MP 568, a partir das 10h.
3 a 6/7 - Ações Unificadas nos Estados. Sobre a “Qualidade nos serviços públicos”. No caso dos docentes em greve, o foco será o Reuni e a expansão sem devida aplicação de recursos.
7/7 - Reunião conjunta dos Comandos de Greve em Brasília.
9 a 13/7 – Atos unificados nos estados com o mote COPA. Locais simbólicos da COPA. Estádios em construção.
18 a 20/7 - Acampamento na Esplanada, em Brasília, dos Servidores Públicos Federais (SPFs).
18/7 - Marcha em Brasília.
20/7 - Plenária dos Servidores Públicos Federais (SPFs).

Fonte e Fotos: ANDES-SN
Edição: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias