Senadores em defesa das universidades federais SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/07/12 11h14m
SVG: views 297 Visualizações

Paim discursa pela Unipampa e Rollemberg aprova greve docente

Alt da imagem
Paulo Paim: expansão exige adoção de medidas que contemplem permanência estudantil

A greve dos professores das Instituições Federais (IFEs) tem repercutido junto ao parlamento brasileiro. Depois que, na semana passada, Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) pediram ao governo Dilma uma solução para encerrar a greve nas universidades, esta semana outros senadores também pautaram o tema em seus discursos. Na terça, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) manifestou apoio á greve dos professores e, nesta quarta, o senador Paulo Paim discursou reivindicando melhorias, especialmente para estudantes, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Em seu pronunciamento, na terça, Rodrigo Rollemberg destacou a paralisação dos docentes, que já dura quase dois meses e atinge mais de 90% das IFEs. Segundo ele, “é um absurdo que, num país com tantos desafios na educação como o Brasil, ainda tenhamos professores lutando por salários dignos”. O senador pelo PSB também fez um apelo ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para que se envolva diretamente nas negociações com os professores, a fim de garantir uma solução efetiva e rápida para a greve.

Rollemberg disse que outros problemas igualmente importantes quanto a remuneração dos professores deveriam ser enfrentados pelo governo federal visando melhorar a qualidade do ensino superior. Entre essas prioridades para a educação universitária, citou a educação continuada, valorização da extensão e aperfeiçoamento da infraestrutura dos campi, além de melhores condições de trabalho.

Paim e a Unipampa

Já nesta quarta-feira, o senador Paulo Paim (PT-RS) saiu em defesa de melhorias na Unipampa, reivindicando ao governo federal mais moradias estudantis. Ele destacou que “a universidade tem campi em dez municípios gaúchos e recebe estudantes de todo o país e até mesmo do Uruguai, Paraguai e Argentina”. Disse o senador: “faço um apelo ao governo federal para que olhe com atenção a demanda da Unipampa. São necessários recursos financeiros para garantir o acesso à educação e moradia desses alunos”.

Destacou ainda Paim que “muitos desses estudantes não têm condições de arcar com aluguel de moradia e clamam pela implantação de casas do estudante”, disse o senador petista. “Eles estão sendo vítimas da especulação imobiliária, da burocracia e da falta de qualidade dos imóveis oferecidos para aluguel, e não conseguem fixar residência e estudar com dignidade. A expansão das universidades e dos cursos técnicos na região exige a adoção de medidas que contemplem novas políticas de permanência estudantil”, complementou Paim.

Fonte e fotos: Agência Senado
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias