Professores cearenses acusam Ciro Gomes de agressão SVG: calendario Publicada em 05/07/12 12h04m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/07/12 12h05m
SVG: views 4362 Visualizações

Ex-deputado teria agredido estudante durante convenção do PSB

Alt da imagem
Momento do tumulto em que Ciro Gomes teria agredido estudante

Professores e estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) alegam terem sido agredidos pelo ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), na última sexta (29). Segundo o Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca – Seção Sindical) foi registrado boletim de ocorrência contra o político. A informação foi divulgada por diversos meios de comunicação, entre os quais, o jornal ‘O Povo Online’.

De acordo com a reportagem, a suposta agressão teria ocorrido durante convenção do PSB para escolha do candidato a prefeito do Crato, em evento que também contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB). Estudantes e professores aproveitaram a ocasião para se manifestar contra as “péssimas” condições de ensino e de estrutura da universidade.

A presidente do Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca), Zuleide Queiroz, contou ao jornal que o governador recebeu uma comissão de manifestantes na sede da Urca, enquanto outros protestavam no local da convenção, realizada no Crato Tênis Clube. Na universidade, segundo Zuleide, Cid recebeu uma pauta de reivindicações. Um estudante questionou o governador sobre a escassez de verbas para a Instituição e reclamou dos recursos destinados à construção de um aquário, em Fortaleza. Nesse momento, disse Zuleide, Ciro “se intrometeu na reunião e agrediu o estudante com um empurrão”.

Ainda de acordo com a matéria, no local da convenção, outros manifestantes levantaram cartazes de protesto. A professora de História da Urca, Jeanne Duvall, disse a reportagem que “Ciro veio com outros homens e começaram a nos agredir, jogar cadeira e empurrar”.

Descrição do tumulto

Acompanhemos a descrição do tumulto a partir de nota postada no site “Quixelô notícias”:

“A convenção do PSB cratense, realizada ontem (29) no Crato Tênis Clube, foi iniciada com cerca de quatro horas de atraso e foi palco de muitos tumultos e protestos. A espera pelas presenças do governador Cid Gomes e do ex-ministro Ciro Gomes, além do atraso, criou um clima de tensão entre os presentes pela falta de informação.

Com a chegada do governador e sua comitiva, inicialmente no Salão de Atos da URCA, que se transformou numa praça de protestos, o ex-ministro Ciro Gomes, colocou-se na posição de enfrentante e acabou agredindo o estudante do terceiro semestre de direito, Mateus Sibra. O motivo da agressão teria sido a menção, feita pelo estudante, ao Aquário de Fortaleza. O estudante faz parte do movimento “quem dera ser um peixe…”.

O governador Cid Gomes, disse que no seu governo já investiu mais que o dobro dos governos passados. Ele enumerou várias obras realizadas e disse que a responsabilidade do ensino superior no Brasil é do governo federal. Sobre as reivindicações, Cid disse que existem pessoas interessadas na melhoria da universidade, mas no meio dos manifestantes há os que querem fazer ‘politicagem ridícula’. ‘Não aceito provocação e com relação aos cartazes ‘quem dera ser um peixe’, tibungo no canal,’ disse.

A estudante Vladiana Feitosa, disse que desde que entrou a situação é a mesma. ‘Mais uma vez o governador adiou a conversa e continua dizendo que a responsabilidade é do governo federal. Ele diz que já fez muito pela educação cearense e se recusa a nos receber e ouvir nossas reivindicações. Fez isso em Fortaleza e faz isso aqui, disse.
A reitora Otônite Cortez, disse que o ato não é novidade e que os alunos tem o direito que reivindicarem seus direitos. ‘O movimento é justo, mas o governo tem procurado fazer a sua parte, diferentemente de outros governos,’ disse.

Os estudantes da URCA cobraram, principalmente, concurso para professores efetivos, melhorias na estrutura dos prédios e restaurantes universitários em todas as outras unidades. Segundo os manifestantes, há um déficit de 300 professores efetivos e o governo só tem realizado concursos para temporários e substitutos.

O governador Cid Gomes afirmou que, após o dia 20 de julho, virá ao Crato com uma comissão para, mais uma vez, tentar chegar a um consenso com os acadêmicos.

Os agentes de saúde Juazeiro do Norte, também, fizeram manifestação cobrando insalubridade e PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários), segundo eles, prometidos pelo governador em fevereiro, mas até o momento não foi resolvido.”

Fonte: ANDES-SN e ‘Quixelô Notícias’
Foto: Quixelô Notícias
Edição: Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias