Governo francês aumenta impostos de bancos e ricos SVG: calendario Publicada em 09/07/12 11h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 09/07/12 11h51m
SVG: views 369 Visualizações

Professores da UFSM avaliam medidas tomadas pela França

Alt da imagem
Hollande: taxar ricos e bancos é uma forma de combater o déficit público

O novo governo socialista da França, liderado por François Hollande, anunciou na última quarta (4), uma série de aumentos de impostos no valor de 7,2 bilhões de euros, incluindo um imposto pesado sobre a renda das famílias e grandes corporações, para cobrir um déficit de receita este ano diante do fraco crescimento econômico.

A avaliação sobre essas medidas são vistas de forma diferente por professores da UFSM. Sérgio Prieb, do departamento de Ciências Econômicas, acredita que taxar as grandes fortunas e os bancos é uma forma de dividir a conta da crise, normalmente assumida apenas pelos trabalhadores. Diorge Konrad, do departamento de História, considera positivo que as grandes fortunas e os mais ricos sejam taxados, mas considera que isso não resolve os problemas relacionados à crise do capitalismo. Já o professor Ricardo Rondinel, também do curso de Economia, é favorável a que os ricos paguem mais impostos, mas analisa que, no Brasil, o momento para se taxar as grandes fortunas seria em um processo de crescimento econômico, e não agora, em que se vive uma retração.

Na França, foi criado um tributo único de 2,3 bilhões de euros sobre aqueles com renda líquida superior a 1,3 milhão de euros e 1,1 bilhão de euros em impostos extraordinários sobre grandes bancos e empresas de energia detentoras de ações de petróleo. Essas foram as partes centrais do orçamento alterado para 2012 apresentado ao Parlamento antes da votação no final de julho.

François Hollande, no poder desde meados de maio, diz que os ricos devem pagar sua parcela, na medida em que a França luta para cortar seu déficit público de 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado para 4,5% este ano e 3% em 2013, apesar da estagnação da economia e do aumento da dívida.

Ousadia

Para o professor de Economia, Sérgio Prieb, ao contrário do governo de direita (Sarkozy) derrotado nas últimas eleições, o atual (Hollande) não está jogando a conta somente para a classe trabalhadora. Prieb diz que “a taxação sobre o capital e sobre as grandes fortunas é uma medida ousada” e isso deve levar a que sofra pressões internas externas. O comportamento do governo em relação a essas pressões será decisivo para a manutenção de sua popularidade junto aos trabalhadores franceses que o elegeram, analisa o professor. Ele destaca ainda que, no Brasil, medidas como essa tem uma reação imediata. Recentemente, o lobby organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) conseguiu barrar a Contribuição Social das Grandes Fortunas (CSGF) na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados.

Democratização

Na compreensão do professor de História, Diorge Konrad, “a taxação maior para as grandes fortunas, em qualquer reforma tributária, são importantes para democratizar economicamente uma sociedade burguesa.” Contudo, ressalta ele, “a taxação do capital apenas diminui as taxas de exploração da mais-valia, não impedindo a exploração do capital e a acumulação do mesmo, nem sua reprodução”. Para Konrad, “é necessário, cada vez mais, uma sociedade para além do capital".

Recuperação econômica

Ricardo Rondinel, professor de Economia, analisa que “não é impondo mais impostos aos ricos que haverá recuperação da economia”. Segundo ele, “a recuperação do crescimento econômico depende mais de medias internas do que de externas”. Explica Rondinel que “a situação externa é de crise, de retração do consumo e de investimentos.”

Portanto, diz ele, no momento cabe incentivar o investimento, o consumo e proteger o mercado interno. Acrescenta que “medidas protecionistas são necessárias no curto prazo e, numa situação de crescimento econômico, a imposição de impostos aos ricos faria sentido”. Mas, isso só poderá ser feito, destaca ele, a partir de um consenso da base de apoio ao governo federal.

Rondinel não acredita que, em uma conjuntura eleitoral, uma medida como a taxação dos mais ricos possa ser aprovada no Brasil. Segundo ele, “os problemas do Brasil são diferentes dos vividos pelos países mais desenvolvidos, hoje em crise”.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da Agência Estado
Foto: fnesi.org
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias