Grevistas desocupam reitoria da UFSM SVG: calendario Publicada em 12/07/12 18h40m
SVG: atualizacao Atualizada em 12/07/12 18h46m
SVG: views 258 Visualizações

Fórum Unificado de Greve responde em nota ao Reitor

Alt da imagem

Os grevistas que estavam presentes no movimento de ocupação deliberaram pela saída da reitoria, às 13h desta quinta-feira, 12. A decisão foi tomada após leitura e publicação de nota elaborada pelo Fórum Unificado de Greve, composto por técnico-administrativos em educação (TAEs), docentes e estudantes, que por sua vez foi uma resposta à nota divulgada quarta à tardinha, pela Administração, no site da instituição.

Em meio a gritos e palavras de ordem que ressaltavam o caráter geral da greve que hoje atinge a UFSM, integrantes dos três segmentos demonstraram o quão importante é a unidade entre estudantes e trabalhadores na universidade, sinalizando que tal articulação seguirá ocorrendo em outras lutas que virão. 

Abaixo, a nota integral produzida pelo Fórum Unificado:

“Ao Magnífico Reitor Prof. Dr. Felipe Martins Müller

Universidade Federal de Santa Maria

Do Fórum Unificado de Greve

Prezado Professor

Considerando a resposta notificada na impressa denominada 2º Manifesto da Reitoria da UFSM e a reunião da administração com os representantes do Fórum Unificado de Greve, comunicamos a decisão com reavaliação dos pontos abaixo:

1) Sobre a ameaça de corte do ponto dos servidores

Considerando a nota e a posição ratificada na reunião dos representantes do Fórum com Reitor e Vice-reitor, entendeu-se que não haverá nenhuma retaliação aos grevistas, a menos que a greve seja considerada ilegal, posição já referendada pelo ANDIFES;

2) Sobre a ratificação pública do apoio à greve dos três segmentos

Reconhecemos a publicização da Reitoria em relação à carta à sociedade, considerando que há divergências em alguns pontos;

3) Sobre o Calendário Acadêmico

A manifestação do Reitor com relação a esta questão é de que, no período dos próximos 20 dias, será avaliada a viabilidade do início do segundo semestre, respeitando a decisão dos Conselhos Superiores. Lembramos aqui das responsabilidades dos conselheiros perante a Comunidade Acadêmica (levando em conta o movimento grevista que afeta o funcionamento normal das atividades da universidade);

4) Sobre o posicionamento público dos direitos dos estudantes

O posicionamento do Reitor com relação ao direito dos estudantes é de que, nenhum estudante será prejudicado. Em especial à garantia de matrículas e rematrículas, não haverá desvinculação do curso devido a impossibilidade de fazer a rematrícula no calendário atual. Entendemos que esse posicionamento é essencial para a garantia dos direitos da categoria estudantil.

Em relação a outros pontos notificados no 2º Manifesto da Reitoria da UFSM:

Sobre a legitimidade da gestão da Reitoria

Em nenhum momento essa legitimidade foi questionada pelo Fórum Unificado, ou pelas entidades representativas das categorias, o que, no entanto, não significa que haverá concordância com todas as políticas da atual gestão.

Sobre as políticas de expansão da Universidade (REUNI)

Não foi mencionado pelo Fórum na “Carta ao Reitor”. Contudo, discordamos do posicionamento colocado pela Reitoria de que não há precarização na UFSM. Consideramos dados colocados pelo próprio Reitor, de que á um passivo decrescente no quadro de servidores técnico-administrativos em educação em torno de 16%. Além disso, entendemos que há falta de professores e materiais didáticos, que a assistência estudantil é precária, que há muitas salas de aula lotadas e outras em condições inadequadas, falta de espaço para aportar alguns cursos de graduação, sucateamento de alguns laboratórios, entre outros tantos problemas que trazem prejuízos no ensino desta instituição.

Nesse sentido, o Fórum Unificado de Greve, avaliou que é pertinente, neste momento, a desocupação do Hall da Reitoria, o que se dará às 13 horas”.

Fórum Unificado de Greve

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto: Assessoria de Imprensa da ASSUFSM
Edição: Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

 

 

 


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias