Governo entregará proposta aos servidores em 31 de julho SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 234 Visualizações

Orientação é de que greve seja mantida e intensificada

Alt da imagem
Novas atividades unitárias, como a "Marcha a Brasília", devem ser realizadas

Segundo informações recebidas nessa quinta-feira, 19, pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), o Ministério do Planejamento (MP) deve apresentar no próximo dia 31 uma proposta aos servidores públicos federais. A data foi tratada pelo MP como “provável” e não “certa”. Até lá, os Comandos de Greve das diversas categorias do funcionalismo público garante que a greve será mantida e intensificada. No caso das Instituições Federais de Ensino (IFE), a greve já ultrapassa dois meses e atinge mais de 90% das IFE brasileiras. Em muitas IFE o movimento está sendo construído por docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes.

A informação sobre a data em que a proposta do Planejamento deve ser entregue, foi dada durante uma plenária realizada no Acampamento da Greve, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Desde a última segunda, 16, um grande número de servidores está acampado no local. Na última quarta, 18, foi realizada a Marcha a Brasília, unindo o conjunto do funcionalismo público federal em uma caminhada por pontos estratégicos da capital federal. Estiveram presentes na Marcha cerca de 20mil pessoas.

Greve será intensificada

Com a informação de que o governo poderá apresentar uma proposta aos servidores no dia 31 de julho, a orientação é de que a greve seja mantida e intensificada através de novas atividades do movimento. Na plenária realizada no Acampamento nessa quinta, os servidores foram unânimes ao afirmar que as atividades de greve devem ser intensificadas, promovendo sempre a unidade entre todos os setores do funcionalismo público. Ao todo, mais de 26 categorias representando 25 estados e o Distrito Federal estão com as atividades paralisadas.

MP está estudando viabilidade

Segundo informações do próprio Ministério do Planejamento, os trabalhos dentro da pasta estão voltados para a realização de estudos técnicos sobre a viabilidade de atender algumas reivindicações dos servidores. A crise econômica mundial segue como principal argumento do governo para negar as reivindicações dos grevistas.

Plenária encerra Acampamento

Como atividade de encerramento do Acampamento da Greve, foi realizada na manhã dessa sexta, 20, uma Plenária Conjunta de todos os servidores que estão em Brasília. Do debate devem ser tiradas novas atividades unitárias de greve.

Fonte: Terra, Condsef e ANDES-SN
Foto: ANDES-SN
Edição: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias