Grevistas da UFSM protestaram na marcha em Brasília SVG: calendario Publicada em 20/07/12 17h22m
SVG: atualizacao Atualizada em 20/07/12 17h31m
SVG: views 211 Visualizações

Professor, estudantes e TAEs viajaram mais de 36h

Alt da imagem
Professor Getulio Lemos marchando pelas ruas de Brasília

A marcha do último dia 18, em Brasília, teve entre as cerca de 20 mil pessoas, uma delegação de Santa Maria integrada por dois ônibus: um composto por técnico-administrativos em educação (TAEs) e outro composto pelo professor aposentado e membro do Comando Local de Greve (CLG), Getúlio Lemos e mais 21 estudantes. Foram mais de 36h até a capital federal e a mesma quantidade de horas para o retorno. A delegação chegou de volta nesta sexta, pela manhã.

Na avaliação do professor Lemos, a marcha foi significativa, pois causou um impacto na administração pública e procurou abalar a estabilidade do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). “Foi um ato democrático, dentro dos direitos de todo cidadão, mas muito denso, que infelizmente não teve uma recepção muito amistosa de parte dos governantes, que colocaram em ação a polícia, com sua truculência. Isso tudo termina com a prisão de uma professora e uma estudante”, completa Lemos.

Para o coordenador de Comunicação da ASSUFSM, Alcir Martins, a participação de estudantes, TAEs e do professor de Santa Maria na manifestação em Brasília foi mais um momento de sacramentar a unidade que os três segmentos vêm construindo na UFSM. “Todas as greves são solidárias entre si, mas, ao mesmo tempo, são autônomas. Com esta unidade estamos conquistando vitórias locais e nacionais”, pontua Martins.

Durante a viagem de volta, os estudantes também realizaram avaliação da caminhada, considerando positivas a participação e a oportunidade oferecida pela SEDUFSM. Já Lemos destacou que vários participantes procuraram se inserir em grupos de discussão após a marcha, inclusive o próprio professor procurou participar de atividades do ANDES-SN.

“Santa Maria ofereceu uma contribuição a esse movimento nacional, acrescentando no número e na qualidade dos manifestantes. O saldo político ficará mais claro junto aos nossos pares aqui no Comando Local de Greve, pois os participantes chegaram com novas ideias e novas orientações acerca das formas de mobilização”, ressalta o professor.

Getulio Lemos acredita, ainda, que a marcha sinalizou ‘um empurrão a favor da abertura de negociação, porque, na verdade, todo esse movimento tem como objetivo a procura do diálogo’, finalizou ele.

Texto e fotos: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias