Servidor federal vai endurecer movimento grevista SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 30/07/12 15h34m
SVG: views 420 Visualizações

Atitude será resposta ao fato de o governo cancelar reunião

Alt da imagem
Sérgio Ronaldo da Silva (ao microfone): cancelamento de reunião é sinal de que governo não tem proposta

Os servidores federais devem endurecer a greve a partir desta terça-feira. A atitude é em decorrência de o governo ter anunciado o cancelamento das reuniões previstas para esta terça, 31 de julho. A expectativa era de que os representantes governamentais apresentassem alguma proposta ao conjunto do funcionalismo, em greve desde o início de junho. O anúncio do cancelamento foi informado através da Agência Brasil, órgão de divulgação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a partir do envio de uma correspondência do Ministério do Planejamento à Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef).

Para Sérgio Ronaldo da Silva, diretor do Condsef, a suspensão é “mais um sinal de que o governo não tem proposta”. “Ele mesmo (governo) tinha fixado essa data do dia 31. A orientação agora é intensificar a greve e as manifestações em todo o país”, disse no sindicalista.

Segundo o diretor da entidade, os servidores querem a correção da inflação desde 2010 e a aplicação do crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB), o que representaria um reajuste salarial de 22,08%. O Ministério do Planejamento, no entanto, descartou a proposta dos grevistas e desde então as categorias esperam uma contraproposta.

Por meio da assessoria de comunicação, o Ministério do Planejamento confirmou o envio do ofício à Confederação, mas disse que a negociação da pauta geral foi apenas adiada. Segundo o órgão, as reuniões com as categorias para debater assuntos específicos estão mantidas. Nesta terça, está previsto, por exemplo, encontro com servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A posição do governo deve potencializar ainda mais as manifestações nesta terça, 31, no Dia Nacional de Luta dos Servidores Federais, e que estão marcadas para acontecer em todos os estados da federação.

Fonte: Agência Brasil e Terra
Foto: Condsef
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias