Servidores federais protestam nesta terça SVG: calendario Publicada em 04/07/11 17h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 04/07/11 18h13m
SVG: views 307 Visualizações

Docentes participam da programação, que se concentra nas capitais

Alt da imagem

Os servidores públicos federais promovem nesta terça, 5, um Dia de Luta em defesa da pauta de reivindicações encaminhadas no início deste ano ao governo. Recebidos em algumas audiências pelo interlocutor do governo, o ministério do Planejamento, o funcionalismo não recebeu até agora qualquer indicativo de atendimento às solicitações encaminhadas. Nova audiência acontece nesta terça, em Brasília.


A manifestação dos servidores será concentrada especialmente nas capitais. No Rio Grande do Sul, o protesto ocorrerá na Esquina Democrática, a partir das 14h A SEDUFSM estará de forma conjunta com o sindicato dos técnico-administrativos (ASSUFSM), em Porto Alegre, na atividade que é coordenada pelo Fórum Gaúcho dos Servidores Federais. Um ônibus sai com destino à capital nesta terça, às 7h, de frente do ‘garajão’, na rua Astrogildo de Azevedo.


Conforme o presidente da seção sindical dos docentes, professor Rondon de Castro, o momento é de mobilização. Segundo ele, até agora, na negociação com as entidades de servidores, o governo Dilma tem empurrado a discussão com a barriga, sem apontar qualquer horizonte. No que se refere à negociação específica entre o ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes e dirigentes do Ministério do Planejamento e do MEC, também não são percebidos avanços.
 

Pauta de reivindicação dos servidores
 

- Política salarial permanente com reposição inflacionária, isonomia entre as carreiras, valorização do salário base e incorporação das gratificações;
 

- Contra qualquer reforma que retire direito dos trabalhadores;
 

- Retirada dos PLs, MPs e decretos contrários aos interesses dos servidores públicos (PLP 549/09, PLP 248/98, PLP 92/07, PL 1992/07 e demais proposições);
 

- Cumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados e não cumpridos;
 

- Definição da data base em 1º de maio.
 

Mobilização pelo Brasil
 

Espírito Santo- Nesta terça, 5 de julho, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo - Seção Sindical do ANDES-SN (Adufes) irá realizar um Dia de Luta e paralisação na universidade para pressionar o Governo Federal a avançar nas negociações da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais. A partir das 9 horas da manhã, haverá um debate na sede da entidade sobre a Campanha Salarial 2011 e a Carreira Docente.
 

Pará- Professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) vão paralisar suas atividades, por 24 horas, nesta terça-feira, 5. A paralisação que acontece nacionalmente é uma resposta dos docentes ao governo Dilma, que ainda não apresentou uma proposta de reajuste salarial para a categoria. Até o momento, a única proposição do Executivo federal é o Projeto de Lei 549/09, que congela o salário dos servidores públicos federais por dez anos.
Para marcar a paralisação, os docentes da UFPA irão se juntar à manifestação dos servidores públicos federais, que acontecerá, a partir das 9 horas, em frente à Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Além de reivindicar o atendimento da pauta de reivindicações do funcionalismo federal e protestar contra o reajuste zero em 2011, o ato público será uma manifestação de solidariedade aos técnico-administrativos das Universidades, que estão em greve desde o dia 6 de junho.


Juiz de Fora- Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Ifet-JF decidiram, em assembléia geral no dia 29 de junho, realizar uma paralisação no dia 5 de julho em protesto contra o congelamento salarial para 2011, preconizado pelas ações do Governo Federal. A paralisação visa pressionar pela abertura real de negociações, já que, neste dia, representantes do governo federal estarão reunidos em Brasília com as lideranças dos Servidores Públicos Federais. A paralisação na UFJF vai se somar a manifestações que estão sendo preparadas em todo o país.
 

Piauí- A direção da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – Seção Sindical do ANDES – SN (Adufpi) esteve reunida na última sexta-feira (1º de julho) com membros de diversas entidades para unir forças para o ato de paralisação, que acontece nesta terça-feira, 5 de julho, às 8 horas, na praça da Liberdade, em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi). Os servidores estabeleceram também uma série de iniciativas para envolver outras categorias de trabalhadores públicos federais e um cronograma até o dia do ato.

Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração: Rafael Balbueno
Assessoria de Impr. da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias