ANDES e Sinasefe criticam governo em coletiva à imprensa SVG: calendario Publicada em 02/08/12 19h53m
SVG: atualizacao Atualizada em 02/08/12 19h55m
SVG: views 255 Visualizações

Para o ANDES-SN, o que ocorreu foi um simulacro de acordo

Alt da imagem
Marinalva, presidente do ANDES-SN: governo nunca teve intenção de negociar

Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta (2), a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, e o coordenador-geral do Sinasefe, Gutenberg de Almeida, responsabilizaram o governo pela continuidade da greve, já que a proposta assinada com o Proifes não atende às reivindicações da categoria. “Ficamos indignados quando o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, afirmou que assinaria um acordo apenas com uma entidade, justamente a que tem uma parceria histórica com o governo”, afirmou Marinalva.

Para o ANDES-SN, essa postura significa que em nenhum momento o governo tinha a intenção de negociar efetivamente com a categoria. “Na verdade, não houve diálogo com a nossa proposta, apresentada há mais de dois anos, já que o que foi proposto mantém a desestruturação da carreira. O que ocorreu foi um simulacro de acordo”, explicou a presidente do ANDES-SN na coletiva.

O governo constituiu a mesa de negociação com o objetivo de que todas as entidades legitimassem a proposta do governo, mas em nenhum momento houve a intenção de abrir mão das suas posições. Como não conseguiu a adesão do ANDES-SN e do Sinasefe, ele criou um factóide, que foi a assinatura do acordo apenas com uma entidade.

Diante dessa situação, o ANDES-SN vai orientar a categoria pela rejeição da proposta acordada entre o governo e a outra entidade, pelo fortalecimento da greve e pela insistência no diálogo. “Tanto que, mais uma vez, solicitaremos audiências com os ministros do Planejamento e da Educação”, adiantou Marinalva na coletiva.

Questionada se a greve não levaria ao cancelamento do semestre nas Ife, Marinalva ressaltou que o governo deve ser o único responsabilizado por eventuais problemas no semestre letivo, já que há mais de dois anos a proposta do ANDES-SN foi apresentada e apesar de a greve ter sido iniciada no dia 17 de maio, a primeira reunião para tratar da pauta só ocorreu em 13 de julho.

Comunicado

O Comando Nacional de Greve (CNG) fez um comunicado com o relato da reunião dessa quarta-feira, que pode ser lido abaixo, em anexo. No texto, está explicitado como se comportaram as entidades na reunião e qual foi a fala dos representantes do governo.

Fonte e foto: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Comunicado especial do CNG ANDES-SN

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias