Grevistas fazem velório simbólico na reitoria SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/08/12 11h35m
SVG: views 616 Visualizações

Luto é pela educação e pela democracia na universidade

Alt da imagem

Após a decisão da reitoria da UFSM de cancelar a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), marcada para esta sexta-feira, 3, e de adiar o início do segundo semestre letivo em apenas uma semana, o Comando Local de Greve dos técnico-administrativos em educação (TAEs), com a participação dos estudantes, realizou ato simbólico no hall de entrada do prédio da administração. No local foi simulado um velório em que a educação e a democracia na universidade eram representadas por caixões. Velas, bandeiras a meio mastro e marcha fúnebre ilustraram a desocupação do prédio. As medidas da reitoria foram divulgadas através da resolução 017/2012.

O ato sinalizou o repúdio dos manifestantes à atitude da reitoria, que cancelou o CEPE unilateralmente e negligenciou a proposta do Fórum Unificado de Greve para o calendário acadêmico. Além disso, em nível nacional, o governo cancelou as reuniões previstas para acontecer na terça-feira, 31, com as categorias do funcionalismo público, o que também gerou grande descontentamento entre os grevistas. 

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes que ocuparam a reitoria desde a última quarta-feira, 1, saíram em cortejo fúnebre pela universidade por volta das 10h. Os segmentos elaboraram, conjuntamente, uma nota de resposta à resolução 017/2012, em que repudiam a postura da administração central e esclarecem que todas as pessoas envolvidas nas atividades que possuíam relação com a reunião do CEPE, tiveram sua entrada permitida. O acesso ao prédio foi liberado na manhã dessa sexta-feira.

Veja, na íntegra, nota de resposta dos grevistas:

“Resposta à Resolução 017/2012

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria lançou resolução na quinta-feira, 2, cance­lando a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que ocorreria na sexta-feira, 03. Além disso, o documento também adia o início do segundo semestre letivo em uma semana. Os técnico-administrativos em educação (TAEs) e os estudantes que ocuparam a reitoria da instituição desde a quarta-feira, 01, em repúdio ao cancelamento das reuniões de negociação por parte do gover­no federal e a fim de dar visibilidade à problemática do calendário acadêmico, manifestam-se contra­riamente à tal resolução.

Entendemos que o comunicado explicita uma postura autoritária por parte da administração cen­tral da universidade, que não referendou a decisão acerca do calendário no CEPE, instância com po­der deliberativo superior às decisões do reitor Felipe Müller para este tema.

Frente ao parecer da Comissão de Legislação e Normas (CLN), que contrariou a proposta da Ad­ministração Central, e frente à possibilidade do posicionamento da reitoria ser derrotado no CEPE, o reitor Müller age como representante legítimo do governo federal e passa por cima da instância do Conselho (“ad referendum”). A resolução fere o direito de greve, pois não condiciona o início do se­gundo semestre letivo ao término do movimento paredista.

Culpabilizando os grevistas pelo adiamento da reunião, a reitoria argumenta que as atividades relativas ao Conselho foram impossibilitadas de ocorrer. Negamos tal acusação, visto que foi permi­tido o acesso a todos os conselheiros e técnico-administrativos envolvidos no CEPE, do encontro das comissões internas na quarta-feira ao funcionamento da secretaria dos Conselhos nesta quinta.

Os grevistas ponderam que a decisão da reitoria não contempla a proposta do Fórum Unificado de Greve para o calendário acadêmico, uma vez que pressupõe a reposição das aulas do primeiro semes­tre concomitantemente ao andamento do segundo. Além disso, o adiamento em apenas uma semana, prevendo a possibilidade de reuniões do CEPE permanentes todas as semanas para nova votação, gera insegurança e dificuldades para a comunidade acadêmica, em especial aos estudantes que não residem na cidade de Santa Maria. Os três segmentos em greve na UFSM defendem que o segundo semestre letivo de 2012 somente inicie após término do primeiro, fato que só se concretizará após o período de greve.

A postura da reitoria frente à ocupação e aos demais atos radicalizados da greve aponta para um reitor que, apesar de ter um passado de militância no sindical, hoje se coloca contra a luta daqueles que defendem a educação pública, gratuita e de qualidade. Enquanto enfrentamos uma administração local truculenta e antidemocrática, nacionalmente os TAEs e as demais categorias do funcionalismo público se deparam com um governo que negligencia, diariamente, as reivindicações grevistas. Re­pressão, cancelamento de reuniões, propostas rebaixadas ou ausência destas e tentativas de fragmen­tação da classe trabalhadora são práticas constantes do governo Dilma.

Entretanto, apesar de todas as tentativas do governo e seus representantes locais, de sufocar o mo­vimento, a greve, que hoje atinge quase a totalidade das universidades federais brasileiras, permanece forte. A luta por melhores condições de trabalho e estudo vem acompanhada da defesa de um novo projeto de educação, que não submeta o conhecimento às lógicas do mercado e que seja socialmente referenciado para a classe trabalhadora!

A GREVE É FORTE, A LUTA É AGORA!”

Texto: Bruna Homrich (estagiária)
Foto: Assufsm
Edição: Rafael Balbueno (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias