Docente da UFBA quer destituir diretoria ligada ao Proifes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/08/12 17h16m
SVG: views 495 Visualizações

Assembleia contrariou posição da APUB e manteve greve

Alt da imagem
Professor, na plenária, discute com diretora do sindicato, que dirigia a assembleia

Nesta terça, 07 de agosto, os professores da Universidade Federal da Bahia realizaram uma assembleia geral convocada pela diretoria do sindicato para encerrar a greve. A assembleia não apenas recusou os encaminhamentos propostos pela diretoria da APUB (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia) como também aprovou a realização de uma plenária específica para debater a possibilidade de destituição da atual diretoria.

Conforme relato de uma professora do Comando Local de Greve naquela instituição através das redes sociais, os participantes da assembleia rebateram as argumentações trazidas pela diretoria do sindicato, exigindo a inclusão do comando de greve na mesa de condução da assembleia e a votação da pauta a ser discutida. A continuidade da greve foi aprovada por 310 votos a favor, 29 contra e 3 abstenções.

Segundo informação da professora, que é confirmada por matéria jornalística do site “UOL Educação”, a assembleia específica que deverá decidir sobre a destituição da diretoria ocorre na próxima quarta, 15 de agosto, às 14h30min, na Faculdade de Arquitetura. A avaliação feita pela maioria dos presentes à assembleia foi de que o comportamento da diretoria da APUB e da federação à qual pertence, o PROIFES, é de subserviências às posições do governo desde o início da greve, desrespeitando as decisões das assembleias e não defendendo os interesses e as demandas dos docentes.

Os professores da UFBA também estão debatendo uma pauta local da categoria, composta por quatro eixos principais: gestão participativa; fortalecimento da tríade ensino, pesquisa e extensão; condições de trabalho; assistência estudantil; maior percentual das verbas destinadas à pesquisa e à extensão; e transparência das contas das fundações de apoio.

Enquanto na assembleia, os professores se insurgiram contra a diretoria do sindicato vinculada ao Proifes, no site da entidade – APUB- as notícias dão um tom positivo em relação ao acordo com o governo, que foi referendado apenas pela cúpula da Federação de Professores, sem respaldo sequer nas assembleias que estão incluídas na base dessa entidade. Na página da APUB, a matéria de destaque nesta quarta à tarde ressaltava os supostos ganhos para todos os docentes a partir do acordo que apenas o Proifes assinou com o Ministério do Planejamento.

Fonte e foto: UOL Educação
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias