CNG ANDES-SN critica tentativa de reprimir a greve SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/08/12 19h36m
SVG: views 245 Visualizações

Documentos do MEC às reitorias tentam constranger categorias

Alt da imagem
Felipe Müller (d) garante que não tenta pautar greve ou não greve na UFSM

Constranger os grevistas e acabar com o movimento legítimo de docentes e técnico-administrativos que atinge a maioria absoluta das Instituições Federais de Ensino (IFEs). Esse tem sido o objetivo das seguidas “orientações” que o governo, através do MEC, tem dado às reitorias, pressionando para que as administrações iniciem o segundo semestre letivo, desconsiderando a paralisação nas instituições, em curso desde o dia 17 de maio no caso de professores e, início de junho, no caso dos técnicos.

Para o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN, essa é “mais uma atitude patética do Ministério da Educação”, que demonstra estar de costas “ou fazer que não vê” o que está acontecendo nas IFE. “O governo forjou um impasse para tentar justificar a ruptura unilateral da Mesa de Negociação, apoiado por seu braço sindical, e agora parte para tentativa de intimidação/repressão ao movimento”, avalia o CNG do ANDES-SN.

De acordo com balanço preliminar do Comando Nacional, as assembleias gerais em todo o país estão repudiando as posições do governo, deliberando a continuidade e ampliação da greve.

Avalia também o CNG, que a ordem do MEC fere a autonomia das universidades para definir seus calendários acadêmicos. "Na maioria das instituições houve posicionamento dos Colegiados Superiores de suspender os calendários acadêmicos por causa da greve”, argumenta o CNG do ANDES-SN.

Na UFSM, em reunião ocorrida nesta quarta, a pedido dos Comandos Locais de Greve, o reitor Felipe Müller negou que a divulgação no site da instituição dos documentos do MEC pressionando para o reinício das aulas seja uma tomada de posição da Administração.

Segundo Müller, que desde o dia 1º de agosto integra a diretoria da Associação Nacional dos Reitores das Federais (Andifes) na condição de suplente da segunda vice-presidência, não é função da reitoria nem pautar greve ou mesmo pautar a não greve. Na tarde desta quarta, o reitor divulgou para as entidades um documento enviado à Sesu-MEC, a pedido dos comandos de greve, em que reconhece a legitimidade da greve e solicita a manutenção do processo de negociação.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Foto: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias