Docentes federais denunciam governo a entidades internacionais SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 09/08/12 22h08m
SVG: views 446 Visualizações

Documento aponta falso consenso entre governo e categoria

Alt da imagem
Para docentes, atitude do governo da presidente Dilma foi antissindical

O Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN enviou carta a entidades internacionais, denunciando a atitude do governo Dilma Rousseff, que encerrou as negociações, unilateralmente, com a categoria. O documento, que foi traduzido em inglês, espanhol e francês, denuncia o falso consenso forjado pelo governo federal em conjunto com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que assinou um acordo que não corresponde às reivindicações elencadas pelo conjunto da categoria docente.

Os professores representados pelo ANDES-SN além de concluírem que a proposta do governo federal não contemplava os pontos-chave da pauta de reivindicações, como valorização da carreira docente e melhorias nas condições de trabalho e na educação, ainda a consideraram ‘um claro ataque à autonomia universitária’, visto que foi acatada e assinada por uma “entidade sem mandato para tal, que ataca o direito de greve e negocia à revelia da categoria”.

Na nota escrita aos sindicatos internacionais, o CNG exige que as negociações sejam reabertas e se coloca na defesa da democracia sindical, que respeite as decisões tomadas pelas bases. Ainda, o Comando convida os trabalhadores e as entidades a repudiarem, também, a atitude antissindical do governo Dilma.

Os professores explicam aos trabalhadores de outros países que, no Brasil, há dois projetos de educação: um que basicamente a transforma em mercadoria e objeto de lucro e outro que a defende como um bem público e direito de todos. Nesse confronto entre projetos, os professores, que defendem a educação pública, gratuita e de qualidade têm, na greve, um instrumento legítimo. Para ler a nota na íntegra, clique no anexo ao fim da página.
 
Fonte: ANDES-SN
Foto: ISAPE blog
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Carta do CNG às entidades internacionais

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias