Docentes e TAEs do CAFW mantêm greve coesa SVG: calendario Publicada em 13/08/12 10h04m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/08/12 10h11m
SVG: views 433 Visualizações

Grevistas reprovaram proposta a docentes e técnicos

Alt da imagem
Categorias em greve reunidas na sede do Sinasefe, em Frederico Westphalen

Em assembleia ocorrida na última quarta, 8, os docentes e servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da base do Sinasefe, no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), decidiram manter a greve e rejeitar a proposta do governo apresentada ambos os segmentos. Os grevistas rechaçaram os possíveis boatos de que retornariam ao trabalho nesta segunda-feira. Os segmentos, naquele momento, também rejeitaram a concomitância de calendários, que seria apreciada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da última sexta, 10.

No que se refere aos professores, a avaliação do movimento grevista no CAFW é de que o governo, ao mesmo tempo em que forjou um acordo com seu braço sindical, o Proifes, propagandeando um suposto aumento de 45%, que na prática atinge menos de 10% da categoria, mantendo a desestruturação das carreiras, fechou as portas para o processo de negociação de forma intransigente. Apesar de considerar essa atitude uma afronta à autonomia sindical, o comunicado dos grevistas destaca que continuam abertos ao diálogo com o governo.

Em relação aos TAEs, a avaliação é de que a pressão do movimento fez com que o governo antecipasse a apresentação de uma proposta, o que ocorreu na segunda, 6 de agosto. Entretanto, o percentual de 15% parcelado em três anos foi considerado muito aquém do que se reivindica, considerando ainda que o Ministério do Planejamento desconsiderou questões de fundo como os relativos ao plano de carreira dos técnico-administrativos em educação, cujos limites de progressão estariam levando a uma considerável evasão na categoria, fato que repercute na qualidade das Instituições Federais de Ensino. Esses foram os principais motivos que levaram á reprovação da proposta oferecida. Nesta segunda à tarde haverá nova assembleia no CAFW.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do CAFW
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias