CNG docente protesta em frente ao MEC SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 13/08/12 18h29m
SVG: views 444 Visualizações

Ação tem como objetivo reabertura de negociações

Alt da imagem

O Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, com participação dos Comandos Nacionais de Greve dos Estudantes e do Sinasefe, realizou manifestação em frente ao Ministério da Educação (MEC) na manhã desta segunda-feira, 13. O objetivo da ação, que faz parte do calendário proposto pelo CNG do ANDES para esta semana, era cobrar do ministro da educação, Aloizio Mercadante, a reabertura da negociação com os docentes.

Na ocasião, a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, informou que fez contato com o MEC e que não há previsão de negociação com os professores. “O chefe de gabinete do ministro da Educação nos disse, por telefone, que não há agenda para a audiência e nem previsão de data para que a mesma ocorra”, comunicou Marinalva. Na última semana, o CNG já havia enviado pedido de audiência tanto a Mercadante quanto à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Em greve há 89 dias, os professores das Instituições Federais de Ensino (IFEs) tiveram as negociações encerradas de forma unilateral através de um acordo assinado entre a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), entidade criada para ser o braço governista dentro da categoria, e o próprio governo federal. A presidente do ANDES criticou o autoritarismo notado no rompimento do processo de negociação.

“Esta será uma semana de intensa mobilização tanto em Brasília quanto nos estados. Temos disposição para negociar e vamos mostrar que não concordamos com a atitude do governo. A greve continua”, disse Marinalva.
Os Comandos Locais de Greve e o CNG do ANDES deverão procurar deputados e senadores nos estados, a fim de que intercedam pela reabertura das negociações com a categoria. Deverá ser marcada, ainda, uma reunião para criar a Frente Parlamentar pela reabertura das negociações.

O Comando Nacional Docente lançou documento, que pode ser lido no anexo ao fim da página, em que traça encaminhamentos gerais, nacionais e relativos à flexibilização do ponto de pauta sobre reestruturação da carreira docente, além da agenda de mobilizações para os próximos dias.

Fonte e fotos: ANDES-SN
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Rafael Balbueno (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Encaminhamentos do Comando Nacional de Greve Docente

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias