Docentes participam de nova jornada de lutas dos SPFs SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 13/08/12 20h01m
SVG: views 79 Visualizações

Acampamento e Marcha a Brasília estão programados para a semana

Alt da imagem
Na última Marcha a Brasília 20mil pessoas estiveram presentes

Uma nova jornada de lutas do Funcionalismo Público Federal está programada para essa semana, de 13 a 17 de agosto. Durante esses dias, os docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) que aderiram ao movimento grevista, estarão somados a diversas outros servidores públicos federais (SPFs) para pressionar o governo a atender as reivindicações dos trabalhadores. Entre as atividades planejadas para a semana, está a realização de um acampamento na Esplanada dos Ministérios e uma Marcha, ambos na capital Federal, Brasília.

O objetivo da semana de atividades é pressionar o governo pela reabertura das negociações, declarando mais uma vez que a greve não acabou. Nesse sentido, durante a semana os Comandos Locais de Greve (CLGs) dos docentes também devem procurar deputados e senadores de seus estados para cobrar a intermediação desses a favor da retomada das negociações. Desses contatos deve surgir a Frente Parlamentar pela reabertura das negociações. Também como atividade descentralizada, os CLGs estarão realizando nova rodada de assembleias locais entre os dias 13 e 14, cujo resultado será enviado ao Comando Nacional de Greve (CNG) até às 20h do dia 14.

Além disso, as atividades dessa semana são mais uma manifestação de apoio e unidade entre as diferentes categorias do funcionalismo público federal, muitas delas em greve reivindicando melhores condições de trabalho.

Manifestações, plenárias e marcha

As atividades tiveram início já nessa segunda, 13, com a realização de uma manifestação em frente ao prédio do Ministério da Educação (MEC). Para essa terça-feira está programada outra manifestação, também em frente ao MEC. Já na quarta-feira, 15, os docentes, juntamente com outras categorias do funcionalismo público, realizarão uma grande Marcha. Na última Marcha a Brasília, realizada no dia 18 de julho, mais de 20mil pessoas estiveram presentes. Encerrando a semana de atividades, na sexta-feira, 17, será realizada uma Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais para avaliar as atividades realizadas durante a semana e os próximos passos do movimento.

Para a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, o momento é de intensificação da mobilização da categoria. “A greve continua forte, tanto que as assembleias apontam, de forma expressiva, a continuidade da nossa luta. Temos de, nesse momento, intensificar a mobilização e exigir que o governo reabra a negociação para tratar reestruturação da carreira com valorização salarial e melhorias nas condições do trabalho docente”, declarou Marinalva Oliveira.

Fonte: CSP-Conlutas, ANDES-SN e Sinasefe
Foto: Bruna Homrich
Edição: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias