Governo infla números para desgastar greve, atestam servidores SVG: calendario Publicada em 14/08/12 17h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/08/12 17h43m
SVG: views 309 Visualizações

União de Carreiras (UCE) critica intransigência governamental

Alt da imagem
Fiscais agropecuários em greve fizeram protesto nesta terça, em Brasília

O governo está inflando os números referentes aos pedidos de aumento salarial para jogar a opinião pública contra o funcionalismo, taxado como elite dos trabalhadores. A opinião foi manifestada pela União das Carreiras de Estado (UCE), que reúne 22 entidades representativas do setor. Para a entidade, que prepara um estudo técnico para contrapor-se ao governo, o número apresentado, de R$ 92,2 bilhões é irreal. Para a UCE, além de inflar os números, o governo está sendo intransigente nas negociações. E uma prova disso foi o Decreto Presidencial 7.777/12, que permite a substituição de fiscais em greve por funcionários estaduais e municipais. Esse decreto está sendo contestado através de Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF.

Em meio à contestação dos números, os servidores realizam uma ofensiva, que conta até com um acampamento na Esplanada dos Ministérios. As estruturas para receber pelo menos mil manifestantes foram montadas nesta segunda. A vigília vai durar até sexta-feira. Nesta quarta, 15, uma grande marcha pela Esplanada, que deve reunir 15 mil grevistas, segundo a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), que representa 80% do funcionalismo do Executivo.

Leite

As manifestações dos servidores por reajustes de salários vão ocorrer em vários pontos da Esplanada. No Ministério da Agricultura, os fiscais agropecuários distribuíram 3,5 mil litros de leite em protesto contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de pôr fim à greve da categoria. Desde 6 de agosto, eles estavam de braços cruzados, reivindicando concurso público e reestruturação da carreira. Segundo o presidente do Sindicato dos Fiscais Federais agropecuários (ANFFA Sindical), Wilson Roberto de Sá, o leite foi escolhido por ser um gênero desprezado pelo governo nas exportações.

Os policiais federais também fazem movimentos por todo o país, com a volta da operação padrão, nos principais aeroportos.

Fiscalização orçamentária

A inspeção orçamentária de 36 municípios brasileiros, de um total de 60 sorteados na última etapa do programa de fiscalização, teve que ser cancelada por causa da greve dos servidores da Controladoria Geral da União (CGU). A decisão está publicada na edição desta segunda (13) do Diário Oficial da União.

O programa de fiscalização, a partir de sorteios públicos, analisa a aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. Além de apurar denúncias e representações enviadas a CGU. A cada sorteio, que ocorre duas ou três vezes por ano, 60 municípios têm os orçamentos revisados.

Os municípios que tiveram a fiscalização cancelada voltarão ao banco de dados da CGU para concorrerem a um novo sorteio, ainda sem data prevista. Desde 2003, foram fiscalizados 1.941 municípios, somando R$ 17,8 bilhões em repasses federais.

Fonte: Correio Braziliense e Agência Brasil
Foto: Expresso MT
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias