Diretoria da APUB é destituída por docentes grevistas SVG: calendario Publicada em 17/08/12 16h40m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/08/12 16h43m
SVG: views 317 Visualizações

Direção ligada ao Proifes foi acusada de desrespeitar assembleia

Alt da imagem

A diretoria do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB-Sindicato) foi destituída em assembleia realizada na última quarta-feira, 15, pelos docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apesar das tentativas, por parte do Proifes, de deslegitimar e tirar a autonomia da instância deliberativa, a ampla maioria dos 217 professores presentes votou pela destituição imediata da diretoria.

Antes do início da assembleia, um oficial de justiça apresentou liminar deferida pela Juíza Karina Freire Araújo de Carvalho, da 28ª Vara do Trabalho de Salvador,impedindo a votação referente à destituição e autorizando o uso de força policial caso a liminar não fosse cumprida. Como réus do processo estavam os membros do comando de greve, que foram informados de que não poderiam conduzir a assembleia e, caso conduzissem, seriam multados em 5 mil reais, diários, por 30 dias. Entretanto, essa assembleia havia sido legalmente convocada pelos docentes reunidos na assembleia do último dia 7, sob condução da própria diretora presidente da APUB.

Sendo assim, apesar de os membros do comando de greve não dirigirem o espaço, ele ocorreu normalmente, sendo coordenado por professores filiados. Foram feitas falas que denunciavam o desrespeito da direção da APUB frente às deliberações das assembleias locais da categoria.

Para assumir a representação provisória, foi constituída e votada uma comissão de cinco professores, que deverão convocar novas eleições sindicais o mais rápido possível. Apesar das tentativas da direção destituída, ligada ao Proifes, de criminalizar a categoria que representa, os docentes da UFBA esperam construir uma gestão que represente, de forma legítima, a categoria, respeitando a autonomia de suas reivindicações e decisões.

Fonte e foto: Blog do Comando de Greve Docente da UFBA
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias