Senador quer derrubar decreto que substitui grevistas SVG: calendario Publicada em 23/08/12 15h46m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/08/12 15h50m
SVG: views 382 Visualizações

Randolfe Rodrigues diz que decreto 7777/12 viola Constituição

Alt da imagem
Senador Randolfe Rodrigues: governo Dilma quer enfraquecer as greves e se eximir de negociar

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou nesta quarta (22) um projeto de decreto legislativo (PDL) pedindo que seja sustado o Decreto 7.777/2012, editado pela presidente Dilma Rousseff para garantir a continuidade da prestação de serviços durante a greve de servidores públicos.

Publicado na edição de 25 de julho do Diário Oficial da União, o decreto do governo estabelece medidas a serem adotadas por órgãos públicos federais em caso de greves e paralisações e autoriza a contratação de servidores estaduais, municipais ou de empresas de terceirização para substituir os grevistas.

O projeto (PDS 497/2012) protocolado por Randolfe aponta irregularidades no decreto presidencial como a ausência de uma lei regulamentada para a sua fiel execução. “O decreto inovou no mundo jurídico e dispôs sobre temas que somente uma lei em sentido formal e material poderia ter tratado”, argumenta o senador, na justificativa do projeto, alegando ainda que a norma viola a Constituição Federal.

“É imperioso que medidas urgentes sejam tomadas pelo poder público para que o caos diário em que nos encontramos seja superado com a maior brevidade possível e para que situações semelhantes não voltem a ocorrer em futuras greves, sem, contudo, sacrificar princípios constitucionais e o direito constitucional de greve dos servidores públicos”, argumenta o parlamentar amapaense.

ADI

Segundo Randolfe, a medida adotada por Dilma é vista como uma forma de enfraquecer as diversas greves de servidores públicos federais, que reivindicam principalmente o reajuste salarial. O senador lembra que o decreto também já foi questionado por entidades sindicais, que protocolaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo sua revogação.

“O decreto é uma nítida demonstração de desespero do governo federal motivada pela incapacidade demonstrada de negociar com os representantes sindicais dos milhares de servidores públicos federais que se encontram em greve, em alguns casos, há quase três meses”, afirma o parlamentar.

Randolfe esclarece que o PDL não se propõe a emitir juízo de valor sobre as reivindicações dos servidores, nem tampouco ignora os efeitos que uma greve de longa duração gera sobre os direitos fundamentais dos cidadãos.

“Apenas não admite que o texto constitucional e o ordenamento jurídico pátrio sejam sacrificados por uma norma que só aumenta a insegurança jurídica e que pretende apagar o incêndio paredista com a gasolina do arbítrio”, argumenta Randolfe.

Fonte e foto: Agência Senado
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias