Entidades lançam “10% do PIB para a educação já!” SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 19/08/11 16h28m
SVG: views 273 Visualizações

Evento terá debate em Brasília, na terça, 23 de agosto

Alt da imagem

Financiamento da Educação será o tema do debate que pretende reunir diversos setores da sociedade civil na próxima terça, 23 de agosto, no evento que faz parte do calendário de atividades da campanha “10% do PIB para a Educação Pública, Já!

Já estão confirmadas as participações do professor Valério Arcary e do presidente da Confederação de Educadores da América, Fernando Rodal, na mesa do encontro, que acontece às 17h, no auditório da Paróquia do Verbo Divino, em Brasília (DF).

O evento é organizado pelo ANDES-SN em conjunto com várias entidades sindicais e movimentos sociais, que decidiram por lançar a campanha "10% do PIB para a educação já!" por considerarem urgente a construção de unidade na luta para enfrentar o problema crônico da falta de financiamento condizente com a promoção da educação de boa qualidade para toda a população brasileira. A expectativa é que a campanha ganhe a adesão dos demais setores da sociedade civil que também reivindicam a defesa da educação pública.

Campanha na Paraíba

Apenas 20% dos alunos que ingressam no Ensino Superior no Brasil chegam a concluir os estudos. No Ensino Médio, o percentual é de 55% e, no Fundamental, de 75%. A informação é da professora Bartira Silveira Grandi, vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Ela participou na terça (16 de agosto) de uma mesa-redonda sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que marcou o lançamento da Campanha “10% do PIB para a Educação, Já!”, na Paraíba. “Um quarto das crianças que ingressam no Ensino Fundamental não conclui. É um percentual muito alto”, declarou, lembrando a necessidade de aumento imediato do financiamento para a Educação.

Nesta sexta, 19, o Comitê Estadual da Campanha 10% do PIB para a Educação, formado por 20 entidades, realizará dois atos públicos na Paraíba: um na Lagoa do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa e outro na Praça da Bandeira, em Campina Grande.

O evento desta terça foi aberto pela vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb) - Seção Sindical do ANDES-SN, Terezinha Diniz. Entre os participantes estava também a professora de Ensino Fundamental Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, que ficou conhecida nacionalmente após um discurso dela na Assembleia Legislativa que foi parar no site de compartilhamento de vídeos Youtube.

Além de Amanda Gurgel e da representante do ANDES-SN, Bartira Silveira, compuseram a mesa o presidente da Adufpb, Ricardo Lucena; o representante da Diretoria do sindicato, Jaldes Reis de Meneses, e o representante da oposição ao Sintep (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba), Didimo Matos.

Jornada de Lutas

Outra atividade já programada pelos organizadores da campanha "10% do PIB para a educação já!" é a participação na marcha da ‘Jornada Nacional de Lutas’, que acontece na quarta (24 de agosto), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eles devem levar para a manifestação uma ala identificada com cartazes, camisetas, faixas e adesivos. Após o ato, será realizada a plenária nacional da campanha, em local a ser divulgado posteriormente.

Texto, foto e ilustração: ANDES-SN e Adufpb
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias