MPOG afirma que cobrará trabalho de dias parados SVG: calendario Publicada em 27/08/12 12h08m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/08/12 12h16m
SVG: views 475 Visualizações

Mendonça: para reaver ponto cortado, trabalho será recuperado

Alt da imagem

Segundo dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) 11.495 servidores grevistas tiveram o ponto cortado em julho deste ano. O governo, em contrapartida, já sinalizou com uma possível reposição do dinheiro, sendo a condição para tal reposição, segundo o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, de que os dias parados sejam também repostos pelos trabalhadores.

“São duas negociações em separado. Uma é o acordo com a categoria. Outra é a da reposição do trabalho. Se houver também uma possibilidade de acordo sobre a reposição do trabalho e das horas de trabalho, faremos acordo. Mas um acordo não depende do outro”, disse Mendonça. No último sábado, 25, o MPOG deu por encerradas as negociações com o funcionalismo público federal, mas nenhum dos 12 sindicatos e confederações de servidores assinaram o acordo proposto pelo governo. A ideia é que as entidades consultem suas bases e cheguem a uma posição até terça-feira, 28.

A proposta para as categorias é de reajuste de 15,8% parcelado em três anos a partir de 2013. Para a Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AneInfra), o reajuste oferecido pelo governo não contempla a reivindicação da categoria, que pede 32% de aumento.

Contudo, muito provavelmente numa tentativa de amedrontar as categorias em greve e pressionar pela volta às atividades e aceitação da proposta, Mendonça reafirmou que quem não aceitar o acordo nesta semana ficará sem reajuste no ano de 2013, pois o dia 31 de agosto é o prazo final para envio da proposta orçamentária ao Congresso. Segundo Mendonça os reajustes negociados com o funcionalismo devem constar na proposta.

Fonte: O Globo
Foto: MPOG
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Rafael Balbueno (Jornalista)

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias