Reitoria também é ocupada na Estadual do Piauí SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 267 Visualizações

Após pressão, docentes e estudantes são recebidos pelo reitor

Alt da imagem
Ocupação foi para protestar contra omissão do reitor da Uespi

Os protestos universitários através da ocupação de reitorias saíram do contexto das universidades federais e chegou às estaduais. Na última segunda, 27, docentes e estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ocuparam a reitoria da instituição e, nesta terça, 28, conseguiram ser recebidos pelo dirigente máximo, professor Carlos Alberto Pereira. Os docentes estão em greve desde o dia 13 de agosto porque o governo descumpriu o acordo firmado no ano passado.

A ocupação foi decidida na segunda porque o reitor não compareceu à audiência que havia sido marcada para esse dia. Cerca de 50 pessoas passaram a noite no gabinete.

“Marcamos uma audiência com o reitor, mas ele sequer apareceu. Está tudo protocolado. Nós não íamos ocupar nada, mas acabou acontecendo”, conta o professor Douglas Morais, diretor da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp).

Na reunião desta terça (28), os docentes e estudantes entregaram uma pauta de reivindicação, com mais de 20 itens, pedindo melhorias estruturais em Teresina, Campo Maior , Parnaíba, Piripiri, Oeiras e Floriano. O principal impasse é sobre o reajuste salarial de 37% reivindicado pela categoria.

De acordo com a presidente do Adcesp, Lina Santana, a categoria iniciou a greve exigindo o piso salarial equivalente ao Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos), que é de R$ 2.383, mas agora está disposta a aceitar o reajuste imediato de 37%.

"O próprio governador (Wilson Martins-PSB), informalmente ofereceu esse acordo de 37%, que equivale ao piso da Universidade Estadual do Ceará, mas pedimos para ele oficializar e ele não aceitou, ofereceu como contraproposta apenas 10%", explicou a sindicalista ao site ‘Cidade Verde’. Ainda segundo Lina Santana, a primeira proposta apresentada pelo governo havia sido o aumento de 40% até 2015, dividido em oito parcelas. A proposta não foi aceita pela categoria.

Já os estudantes reivindicam a licitação do RU (Restaurante Universitário). Segundo o reitor, há dois meses foi feito um contrato entre a Caixa e a SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), e o restaurante seria construído coordenado em parceria com o Fome Zero.

Demissões

Como forma de tentar desmobilizar a greve, a administração superior da Uespi, a pedido do governo estadual, enviou um documento para todos os diretores de campi exigindo o envio imediato dos nomes de todos os professores substitutos que aderiram ao movimento de greve para “imediata demissão”. A nota é assinada pelo pró-reitor de ensino e graduação, Francisco Soares Santos Filho.

Para a Adcesp, essa é uma “postura criminosa assumida pela reitoria de perseguição aos docentes da Uespi que lutam por seus direitos”. Essa ameaça já tinha sido feito pelo governador na mesa de negociação com os representantes da Adcesp.

Em nota, o sindicato lembra que o governador se mostrou insensível aos problemas apontados pela comunidade acadêmica nas três últimas greves deflagradas na Uespi. Além disso, o governador Wilson Martins sempre fez questão de criminalizar todos os movimentos contestatórios que surgiram nas instituições.

Fonte: ANDES-SN e Adcesp
Foto: Portal A a Z
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias