EBSERH é barrada por Conselho Universitário da UFPR SVG: calendario Publicada em 30/08/12 18h59m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/08/12 18h59m
SVG: views 208 Visualizações

Conselho avaliou que empresa fere autonomia da universidade

Alt da imagem
Ato dos servidores da UFPR contra EBSERH, em julho deste ano

Enquanto na UFSM o processo para adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) caminha a passos largos, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o projeto foi barrado por unanimidade no Conselho Universitário (Coun) da instituição. A deliberação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30, mesmo dia em que funcionários técnico-administrativos da UFPR e do Hospital das Clínicas de Curitiba paralisam as atividades como forma de demonstrar contrariedade à implantação da empresa.

O reitor da universidade, Zaki Abel Sobrinho, disse que os conselheiros realizaram uma análise detalhada da proposta. “A adesão total para nós não é interessante porque fere a autonomia da universidade. E essa apreciação não é apenas nossa, até hoje apenas 10 das 43 universidades federais aderiram à empresa, o que mostra que é preciso escolher outro cenário para resolver os problemas dos hospitais universitários”, afirmou Zaki.

O reitor explicou, também, o quadro de precarização do hospital universitário da UFPR, que hoje tem cerca de 100 leitos fechados por falta de pessoal, fazendo-se necessários aproximadamente 600 novos funcionários para recompor o quadro. Para Zaki , isso não seria alcançado com a implantação da empresa. “Rejeitada a Ebserh, vamos buscar, com lideranças do governo e com o MEC, outras formas de resolver isso”, anunciou o dirigente.

UFSM demonstra interesse em projeto

Segundo a assessoria de imprensa da Ebserh, a UFSM está entre as 11 universidades federais que manifestaram interesse em aderir à empresa pública de direito privado, já tendo até formalizado tal interesse com o envio de um ofício. Para setembro deste ano está prevista uma vistoria no Hospital Universitário (HUSM), de modo a qualificar o hospital em cinco aspectos: perfil assistencial, perfil acadêmico, infraestrutura, recursos humanos e perfil administrativo-financeiro.

A vistoria no HUSM será coordenada por duas equipes, sendo uma da UFSM e outra da Ebserh, além de ser acompanhada, também, pelas direção geral e administrativa do hospital e reitor e vice da instituição.

Tal movimentação, contudo, vem acompanhada de severas criticas por parte dos movimentos docente, estudantil e dos técnico-administrativos em educação (TAEs), que se colocam contrários à privatização do HUSM. “Mais uma vez, a nossa instituição está entre aquelas que abrem mão de sua autonomia, se curvando aos interesses do governo federal”, disse o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro.

Fontes: Portal da Ufpr e Arquivo da Sedufsm
Foto:Sinditest
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Rafael Balbueno (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias