Reajuste de militares é quase o dobro da maioria dos SPFs SVG: calendario Publicada em 03/09/12 15h23m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1134 Visualizações

Postura do governo é de submetimento, afirma professor da UFSM

Alt da imagem
“Agrado” de Dilma aos militares é maior do que à maioria dos servidores

O reajuste concedido pelo governo aos militares das três Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército) será de 30% até 2015, valor que representa quase o dobro dos 15,8%, também até 2015, oferecidos à maioria dos servidores públicos federais (SPFs). Para o professor Ricardo Rondinel, do departamento de Ciências Econômicas da UFSM, “o tratamento diferenciado mostra a posição de submetimento do Governo Dilma ao poder dos militares. De outro lado, a igualdade de reajuste, mais uma vez deixa de ser implementada”.

Embora o valor oferecido aos militares esteja significativamente acima do que foi oferecido a outras categorias do funcionalismo, Rondinel ressalta que, ainda assim, trata-se de reajuste abaixo da inflação, ou seja, representa a diminuição do salário real. “A inflação calculada pelo CNG-Andes-SN considerando o ICV-DIEESE de Julho de 2010, data do ultimo reajuste, e a projeção da inflação até março de 2015, considerando a inflação média dos últimos 30 meses, ou seja, 5,96% ao ano, o que daria 35,5%. Esse seria o mínimo de reposição para não haver perdas inflacionárias. Como 30% é inferior a 35,5% poderá haver perda também para os militares”, ressaltou o professor.

Essa situação, segundo Rondinel, é além de tudo inconstitucional. “O Governo Federal simplesmente ignora a Constituição e o Poder Judiciário diz que não pode exigir que o Executivo a cumpra. Enquanto não houver uma regra clara, continuará havendo greve. Aceitar Acordos que concedem reposições salariais inferiores a inflação é assinar a morte clara da Lei. É aceitar perder. Se o Governo quer dar menos que a inflação, ou seja, diminuir o salário real, que o faça, mas que assuma o custo político disto sozinho”, concluiu o professor da UFSM.

Mobilização

A proposta de reajuste diferenciado para algumas categorias do funcionalismo, conforme aponta Rondinel, lembra a antiga Gratificação de Atividade Executiva, criada pelo ex-presidente Fernando Collor em 1992, e que concedia reajuste de 80% aos servidores civis e 160% aos militares. Na época os servidores públicos civis deflagraram greve, entre eles os docentes das Universidades Federais, e conquistaram na luta, a partir de grande mobilização, os 160% para todas as categorias.

Prioridades

A justificativa oficial dada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, é de que os militares estavam entre as prioridades do governo. Além disso, o valor do reajuste das Forças Armadas foi uma recomendação da própria presidente Dilma Rousseff, como uma manifestação de reconhecimento pela instalação da Comissão da Verdade.

Fonte: Jornal do Brasil
Foto: Sul 21
Edição: Rafael Balbueno
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias