Trabalhadores em educação marcham em Brasília SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 04/09/12 10h33m
SVG: views 198 Visualizações

Manifestação, organizada pela CNTE, será nesta quarta-feira

Alt da imagem

Cerca de cinco mil trabalhadores em educação, vindos de diversas regiões do país, participarão da IV Marcha Nacional Pela Educação nesta quarta-feira, 5, em Brasília. A manifestação, que vem sendo organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), tem como alguns de seus eixos principais a questão do Piso para o Magistério, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para Educação, Plano Nacional de Educação (PNE), Carreira e Jornada.

A concentração da caminhada está prevista para acontecer entre as 6h e 8h30 de quarta, na Torre de Televisão, localizada no Eixo Monumental. Às 9h terá início a marcha, que irá até o Congresso Nacional e tem previsão de término para as 14h30. No mesmo dia também será feita uma vigília dos trabalhadores, que iniciará às 18h e se estenderá até às 3h de quinta-feira, na Praça dos Três Poderes.

Os eixos em torno dos quais a marcha se sustenta visam à valorização dos profissionais em educação, bem como melhorias nesse setor. Quanto ao Piso, cobra-se o cumprimento integral da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738), que estabelece atualmente o piso de R$ 1.451, valor que ainda não é respeitado por vários estados e municípios. Também consta na pauta a garantia de anúncio do reajuste para 2012, o que, apesar de já ter sido divulgado o Fundeb, ainda não ocorreu. A aprovação integral do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) no Senado é outra defesa dos trabalhadores da educação, além da aprovação dos 10% do PIB para o setor da educação.

Mais uma reivindicação constante entre as categorias é a defesa da valorização do plano de carreira, para o qual a CNTE já propôs diretrizes claras. Por último, os trabalhadores defendem a normatização da jornada de trabalho do magistério, com o respeito ao cumprimento de um terço da jornada para a hora-atividade, conforme previsto na Lei 11.738 (Lei Nacional do Piso).

A IV Marcha Pela Educação ocorre na mesma data prevista pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o Dia Nacional de Mobilização.

Fonte e foto: CUT
Edição: Bruna Homrich (esatgiária); Fritz Nunes (Jornalista)


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias