Operação “crédito zero” derruba arrecadação do governo SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 06/09/12 17h22m
SVG: views 199 Visualizações

Auditores fiscais estão entre categorias que não assinaram acordo

Alt da imagem

A operação “crédito zero” dos auditores-fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil), que consiste no não lançamento dos créditos tributários da União, resultado de ações fiscais, postergou, no período compreendido entre julho e setembro, a autuação de R$ 6,5 bilhões. A informação, publicada nesta quinta, 6, em ‘O Estado de S. Paulo’ é destaque no site do Sindifisco Nacional. Os auditores-fiscais, assim como a Polícia Federal e os professores federais vinculados ao ANDES-SN, estão entre as categorias que não aceitaram a proposta do governo.

Para o sindicato que congrega a categoria dos auditores-fiscais, a operação “crédito zero” é uma forma de mobilização legítima e eficaz. Através dessa ação, adia-se a arrecadação, mas a autuação não é perdida, já que há o cuidado de não deixar decair o crédito tributário. Entretanto, a postergação do lançamento acaba por retardar a arrecadação de que o Governo tanto precisa para conduzir sua política econômica.

O jornal ‘O Estado de São Paulo’ acrescenta que a RFB não comenta os efeitos da operação “crédito zero”, mas reconhece que a rotina está seriamente afetada. Tanto auditores-fiscais como policiais federais continuam em Campanha Salarial por considerarem insuficiente a proposta do Governo de reajuste de 15,8% parcelado em três vezes, de 2013 até 2015.

Greve histórica

Na avaliação do presidente da SEDUFSM e diretor do ANDES-SN, professor Rondon de Castro, o movimento paredista nas diversas categorias do funcionalismo, bem como nos segmentos da educação federal, demonstrou a importância da união, que acabou levando a uma greve história, que paralisou praticamente toda a esfera pública federal.

Rondon acredita que os efeitos desse movimento foram sentidos pelo governo e também pelos segmentos conservadores do país. De um lado, o governo se apressa a querer “regulamentar” o direito de greve no setor público, e, em vários momentos, procurando “judicializar” a greve. E, de outro lado, expressões conservadoras como a da senadora do agronegócio, Katia Abreu (PSD, ex-DEM), que tem ido á imprensa pedir ações enérgicas contra “abusos” nos movimentos grevistas. Até o senador gaúcho, Pedro Simon (PMDB), se manifestou na tribuna do Legislativo criticando os grevistas de “sangue azul”.

Para o dirigente da SEDUFSM, parece inacreditável que um governo formado por ex-sindicalistas se una a grupos reacionários dopais para tentar cercear o legítimo direito de greve dos servidores públicos.

Fonte: Sindifisco Nacional
Foto: Band.com.br
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana

Veja todas as notícias