Servidores elaboram estratégias para proteger carreira SVG: calendario Publicada em 12/09/12 13h49m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 378 Visualizações

Fórum ainda quer denunciar sucateamento dos serviços públicos

Alt da imagem
Entidades querem se defender de ataques do governo às carreiras do Estado

O Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), reunido na última terça-feira, 11, discutiu formas de atuação das entidades sindicais perante as investidas do governo que fragilizam as carreiras típicas de Estado. Os presentes entenderam que se faz urgente a construção de um planejamento estratégico contrário às medidas que ameaçam os direitos conquistados pelos trabalhadores dessa esfera, como o direito à greve, que vem sendo atacado com a lei que visa ‘regulamentar’ esse exercício, elencando grandes restrições aos movimentos paredistas do funcionalismo.

O vice-presidente do Sindifisco Nacional, Lupércio Montenegro, defendeu que a aprovação da Lei de Greve não pode ocorrer da maneira como está, sem aprovação de regras de negociação claras. “É necessário que haja, juntamente com o debate da matéria, uma discussão sobre as regras que vão nortear a negociação. O debate sobre a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) foi iniciado pelo ex-secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva e, agora, os avanços dessas discussões estão sendo ignorados pelo governo”, disse Montenegro.

As entidades que compõem o Fonacate irão listar os principais pontos que devem ser considerados na Lei de Greve e, após isso, o Fórum buscará uma reunião com o Executivo.

Ainda como resultado da reunião, foi encaminhada a elaboração de uma moção de apoio ao movimento da União das Carreiras de Estado (UCE). Para a próxima semana, haverá nova reunião do Fonacate que objetivará elaborar as estratégias contrárias às investidas do governo, bem como de esclarecimento da população acerca da realidade de sucateamento a que o serviço público brasileiro vem sendo submetido.

Fonte e foto: Sindifisco Nacional
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Rafael Balbueno (Jornalista) 
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias