Funcionalismo pode voltar à greve em 2013 SVG: calendario Publicada em 17/09/12 18h22m
SVG: atualizacao Atualizada em 17/09/12 18h29m
SVG: views 521 Visualizações

Entidades denunciam inflexibilidade do governo em acordos

Alt da imagem

Não são apenas os docentes da base do ANDES-SN que podem retornar ao movimento grevista em 2013. Diversas entidades do funcionalismo público federal deixam claro que, diante de acordos assinados debaixo de uma inflexibilidade e truculência por parte do governo, a possibilidade de se retornar às paralisações no próximo ano é uma possibilidade concreta. Josemilton Costa, da direção da Confederação dos Servidores Públicos Federais (Condsef), afirma que “se o governo Dilma acha que colocou uma camisa de força no movimento, está enganado”, diz ele. As lideranças dos servidores afirmam que os acordos foram assinados com o governo até 2015 para garantir que orçamento inclua o reajuste.

Não assinar o acordo com o governo pode representar uma vantagem em todo esse processo, pois evita que a categoria fique amarrada aos interesses do governo. É o caso dos professores universitários. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que representa 53 universidades, rejeitou a oferta do governo, embora todos os professores já tenham garantido de 25% a 32% de reajuste nos próximos três anos.

"Podemos apresentar reivindicações a qualquer momento, o que não acontece com os signatários do acordo", afirma a presidente do Andes, Marinalva Oliveira, que reivindica reestruturação da carreira conforme a região e a universidade e melhores condições de trabalho.

Marinalva está se referindo à Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que tem base em sete universidades e aceitou a proposta do governo em nome de todas. O presidente da entidade, Eduardo Rolim de Oliveira, garante que o acordo aceito pressupõe que a categoria não fará greves nos próximos três anos.

Posição truculenta

As entidades de servidores federais definem a posição do Ministério do Planejamento nas mesas de negociações como "truculenta" e "inflexível". Algumas categorias admitem que só aceitaram o acordo por três anos para não ficar sem reajuste no ano que vem.

Os dirigentes sindicais afirmam que o governo apresentou a proposta fechada pelo período de 2013 e 2015 em cima da hora, exatamente para estrangulá-los e deixá-los sem ar para reagir a tempo. O prazo para o governo enviar os projetos de lei com os reajustes foi em 31 de agosto e a proposta de reajuste foi feita somente 15 dias antes disso. Sem espaço para negociar uma contraproposta, os sindicalistas assinaram o que lhes foi apresentado.

O governo tem outra posição: diz que os acordos pressupõem que os reajustes para os próximos três anos já estão firmados e que os servidores não poderão exigir mais nada que resulte em impacto nas contas públicas no período. Logo, entende o governo, não cabe greve para reivindicar aumento de remuneração.

Imposição

"Essa não é a visão dos trabalhadores. Todo mundo sabe que o assinado foi imposto pelo governo e que não atende às reivindicações das categorias. Se o governo Dilma acha que colocou uma camisa de força no movimento está enganado", rebate o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton da Costa. A entidade é a que representa o maior número de servidores. São cerca de 510 mil, entre ativos e inativos, de 18 categorias que correspondem a 45% do total do funcionalismo civil do Executivo.

Segundo Costa, não se faz ou deixa de fazer uma paralisação por decreto. "Greve surge de um sentimento da categoria que não tem seus pleitos atendidos", avisa o secretário-geral da Condsef. Ele atesta que as categorias assinaram acordos para garantir algum aumento em 2013, pois o tempo estava se esgotando. "A proposta para três anos está distante do que as categorias querem. É evidente que vão se movimentar no decorrer desse período", avisa Costa.

Paulo Henrique dos Santos, um dos integrantes da Coordenação-Geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), também sustenta que não há nos termos do acordo assinado com o governo qualquer compromisso de não fazer greve nos próximos anos. "Tanto isso não é impedimento que as entidades que fizeram acordo em 2011 promoveram greve neste ano", diz ele.

Para o presidente do Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, o governo se comprometeu a regulamentar a convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê negociações coletivas anuais também para o servidor público, mas nem se falou nisso este ano.

Fonte: Correio Braziliense
Foto: Google
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Governo quer regulamentar greve de servidor até 2015

SVG: calendario 08/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Planejamento descarta reajustes maiores para ano que vem

Greve de servidor: regulamentação pode cercear direito

SVG: calendario 03/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Proposta quer descontar dias parados mesmo após compensação

Setor das Ifes: luta é para alterar o PL 4368/12

SVG: calendario 02/10/2012
SVG: tag Greve 2012
Reunião que também avaliou a greve ocorreu no final de semana
Veja todas as notícias