Crianças kaingang têm aula em acampamento SVG: calendario Publicada em 25/09/12 11h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 25/09/12 12h06m
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Escola emergencial em SM enfrenta obstáculos para se concretizar

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Em um galpão de madeira branca, as crianças indígenas do acampamento kaingang em Santa Maria, há um mês, vêm tendo aulas formais. Ministradas pelo cacique Natanael Claudino, as aulas tiveram início no dia 28 de maio, de maneira não formal, e, desde agosto deste ano, o processo foi formalizado e os alunos alocados na estrutura. Na condição de apoiadora e solidária com as lutas protagonizadas pela comunidade kaingang, a Sedufsm foi acompanhar a aula ocorrida na última segunda-feira, 24.

Apesar de a escola ser de caráter estadual, sendo o próprio cacique reconhecido como um funcionário público estadual, o governo estadual deixa a desejar no que diz respeito ao fornecimento de condições qualificadas de estudo. Cedendo apenas as classes e o quadro negro, o restante da estrutura da escola foi construído por meio de doações.

Tanto o conteúdo quanto a forma de transmissão do conhecimento diferenciam-se do modelo das escolas tradicionais. “Essa ideia de estudar matérias separadas é coisa de ‘fogue’ (branco)”, diz Natanael, explicando que, através de conteúdos importantes e que integram a cultura kaigang, como artesanato e ervas, chegam-se a questões próprias da biologia, gramática e demais ciências humanas, naturais e exatas. A maior parte da aula é ministrada na linguagem kaingang, pois, segundo o cacique, há uma preocupação grande dos indígenas em não deixar que sua cultura e linguagem percam-se. “Notamos que as crianças têm vontade de aprender. Como líder, sempre me preocupei com a educação das crianças indígenas. Através da educação, queremos dar um futuro melhor para eles, não em riqueza mas em conhecimento”, acrescenta Natanael.

Escola emergencial

O galpão em que hoje são lecionadas as aulas no acampamento kaingang que se localiza próximo à rodoviária ainda não é o modelo reivindicado pela comunidade indígena do local. O modelo esperado é o de escola emergencial, que apresenta em sua estrutura duas salas de aulas de madeira, uma secretaria, uma cozinha, um refeitório e três banheiros. O pedido já foi apresentado junto ao Ministério Público Federal (MPF) em julho deste ano, mas a responsabilidade foi repassada para a Coordenadoria Regional de Educação, que vem apresentando uma série de obstáculos para implementar o modelo de escola emergencial.

Uma das impossibilidades apresentadas pela Coordenadoria é que os kaingang necessitam ter a posse do terreno, no qual estão há cerca de dez anos, para que possa se investir na escola. A luta pela posse da área, entretanto, ainda vem sendo travada nas instâncias burocráticas do Estado. O arrendatário do terreno por duas vezes recorreu ao Ministério Público Estadual para conseguir a posse da área, mas o resultado foi favorável aos indígenas. Após isso, ele recorreu ao Ministério Público Federal e novamente o resultado mostrou-se favorável aos indígenas. Para o próximo dia 10 está agendada uma reunião entre as partes, de modo que a longa luta dos indígenas, apesar de parecer caminhar para um resultado que beneficiará a comunidade, ainda necessita enfrentar diversas adversidades e interesses econômicos envolvidos na questão.

Condições adversas

As condições a que os kaingang, acampados no terreno próximo à rodoviária de Santa Maria, passam já vêm sendo publicizadas há um tempo considerável. Abrigados sobre lonas, sem eletricidade e com constantes ameaças por parte da Corsan de corte no fornecimento de água (que hoje vem por duas torneiras até o acampamento), os indígenas, apesar de contarem com o auxílio de algumas organizações que encampam, também, sua luta, ainda enfrentam indiferença e as péssimas condições de moradia.

Contudo, Natanael se mostra confiante e disposto a liderar sua comunidade rumo a conquistas. “É bom sonhar pequeno para depois sonhar grande”, diz o cacique.

Texto e fotos: Bruna Homrich (estagiária)
Edição: Fritz Nunes (Jornalista)
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

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