Aniversário da Petrobrás será marcado por manifestações SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 137 Visualizações

Petroleiros querem acordo salarial e estatização total da Petrobrás

Alt da imagem

Nesta quarta-feira, 3, os 59 anos de existência da Petrobrás serão comemorados com caravanas de petroleiros que virão de vários estados do país e se concentrarão em frente à sede da empresa, no Rio de Janeiro. Também estão previstos atos nas bases cujos sindicatos não puderem enviar caravanas para o Rio. As manifestações, que integram o calendário de lutas da campanha salarial dos petroleiros, têm por objetivo pressionar os patrões por um acordo salarial que apresente ganhos reais para a categoria, além de denunciar a retomada dos leilões de petróleo.

Os petroleiros, em conjunto com movimentos sociais, pressionam para que o Projeto de Lei (PLS 531/2009) avance no Senado. Se aprovado, o projeto restabelecerá o monopólio estatal, dando à Petrobrás o caráter de 100% público. Cabe lembrar que a luta pela estatização do petróleo vem de longa data no Brasil: em fins da década de 1940, diversos setores organizaram-se em torno da campanha “O Petróleo é Nosso”.

Essa campanha popular resultou na criação da Petrobrás, em 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas. Ao longo do tempo, entretanto, os recursos da empresa estatal foram sendo negociados com empresas de capital multinacional e, atualmente, quase 50% das ações da Petrobras são consorciadas com grupos estrangeiros.

Apesar de toda pressão, o governo brasileiro já anunciou que estão previstas duas novas rodadas de licitação para o ano que vem. Apenas em maio, deverão ser ofertado 174 blocos de petróleo e gás, metade em terra e metade no mar. O ato desta quarta é convocado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos.

Fonte: FUP
Foto: Unidade Classista
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias