Empresa vistoria o HUSM a partir desta terça SVG: calendario Publicada em 01/10/12 18h37m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/10/12 18h39m
SVG: views 624 Visualizações

Sindicatos realizam ato contra adesão à Ebserh

Alt da imagem
Sindicatos fazem pressão contra adesão do HUSM à empresa de serviços hospitalares

Está confirmada para esta terça, 2 de outubro, a chegada de uma equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que fará a vistoria em toda a estrutura do Hospital Universitário da UFSM. O início das reuniões entre Ebserh, direção do hospital e cúpula da UFSM será marcado também por manifestação organizada pela SEDUFSM e Assufsm contra a adesão do HUSM. O ato está previsto para as 7h, nas proximidades do hospital.

Conforme a assessoria da eempresa, em Brasília, o grupo, que será composto por três a quatro pessoas, terá a coordenação do diretor geral de assistência da Ebserh, Celso Ribeiro de Araújo. Já na UFSM, a direção administrativa do HUSM informa que a equipe da empresa será recebida a partir das 11h desta terça, quando então será delineada toda a agenda dos técnicos na instituição, que se estenderá até a próxima quinta à tarde.

A agenda de membros da Ebserh inicialmente estava marcada para 25 a 28 de setembro, mas acabou remarcada para esta semana. Durante a visita, a equipe da empresa criada para gerir os Hospitais Universitários deverá fazer uma vistoria às instalações do hospital da UFSM levando em conta cinco aspectos: perfil assistencial, perfil acadêmico, infraestrutura, recursos humanos e perfil administrativo-financeiro. A partir da avaliação desses cinco quesitos será elaborado um projeto para o Hospital Universitário, considerando especificidades locais.

O processo de adesão da UFSM à Ebserh teve seu primeiro passo na reunião do Conselho Universitário (Consu) do dia 23 de março deste ano. Por 35 votos contra 5, o órgão máximo de deliberação da universidade reviu decisão que havia sido tomada de forma unânime, em 2011, contra a Medida Provisória (MP 520), que criava a empresa de serviços hospitalares. A MP caiu no Senado, mas teve seu conteúdo reeditado através de projeto que tramitou em caráter de urgência, e no mês de novembro de 2011 foi aprovado em definitivo pelo Senado e sancionado pela Presidência da República.

Tanto a reitoria quanto a direção do Hospital Universitário ressaltam que a adesão não é imediata. Por enquanto, conforme a direção administrativa do HUSM havia informado à SEDUFSM, o que o Conselho Administrativo (Conad) do HUSM e o Conselho Universitário autorizaram foi a assinatura de uma espécie de “carta de intenções” junto ao Ministério da Educação/Ebserh. Contudo, só haverá adesão no caso de se avaliar que será vantajoso para a instituição.

Todavia, em que pesem todas as críticas do movimento sindical à quebra da autonomia universitária, à forma de contratação de funcionários através da CLT e não por concurso público, além da iminência de fim do atendimento 100% SUS, a atratividade pela adesão parece só aumentar. Conforme a assessoria da Ebserh, se antes eram 11 universidades interessadas, hoje já são 16, abrangendo 26 HUs, tendo em vista que algumas dessas instituições possuem mais de um hospital. Na UFSM, a vistoria que será realizada pela Ebserh inicia às vésperas do Dia Nacional de Luta em defesa dos Hospitais Universitários, marcado para quarta, 3.

Texto: Fritz R. Nunes
Ilustração: J. Adams Propaganda
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias