Professores estaduais realizam ato em defesa do piso SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 206 Visualizações

Cpers repudia ação impetrada por Tarso e outros governadores

Alt da imagem

Na noite desta segunda-feira, 1, professores do Cpers/Sindicato realizaram um ato em defesa do piso nacional e em repúdio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4848. O evento aconteceu em Porto Alegre, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amirgs), que ficou lotado com a presença de trabalhadores da educação vindos de diversos municípios.

Para a atividade, foram convidados parlamentares como os senadores Paulo Paim (PT), Ana Amélia Lemos (PP) e Cristovam Buarque (PDT), além do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os convidados, entretanto, não compareceram, o que sinalizou para os professores o fato de o comprometimento com o piso salarial da categoria permanecer somente na ordem do discurso. “É a hora de mostrar a verdade. Se deputados, senadores, MEC, os representantes do PT contrários à Adin do Tarso não vêm, mostra que fica só na fala da tribuna”, disse a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira.

Além de professores gaúchos, também estiveram presentes representantes de entidades sindicais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal, além da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Em suas falas, os professores presentes apontaram para a necessidade de construção de uma greve nacional em defesa da lei do piso. “Nós entendemos que a ação se volta contra o próprio governo, pois investir em educação é uma decisão política”, apontou o membro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte\SC), Evandro Accadrolli, referindo-se à Adin, que representa, para ele, um retrocesso na valorização da educação.

Nesta sexta-feira, 5, deverá ocorrer uma reunião de Conselho do Cpers, na qual se definirá a data para assembleia geral que deverá ser realizada em meados de novembro. A deflagração da greve é uma das possibilidades iminentes.

Adin 4848

A Ação é assinada pelos governadores André Puccinelli (PMDB-MS), José de Anchieta Jr. (PSDB-RR), Raimundo Colombro (PSD-SC), Marconi Perillo (PSDB-GO), Wilson Martins (PSB-PI) e, finalmente, Tarso Genro (PT-RS). O desejo dos governadores é de que o índice de reajuste do piso salarial seja modificado. Atualmente, o reajuste dá-se com base no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que, na avaliação da categoria, garante reajustes mais condizentes com os anseios dos trabalhadores. Já os governadores querem alterar a lei, fixando o reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc), o que, para os trabalhadores, representa um golpe na conquista da lei do piso.

Fontes: Rádio Guaíba e Cpers
Foto: Cpers
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Rafael Balbueno (Jornalista)
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias