Corrupção na educação afeta aprendizagem de alunos SVG: calendario Publicada em 05/10/12 17h17m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/10/12 18h10m
SVG: views 2425 Visualizações

Mais da metade das cidades analisadas sinalizaram a prática

Alt da imagem

Uma pesquisa realizada constatou que em municípios onde são evidenciadas práticas corruptas no setor da educação, os estudantes apresentam menores índices de aprendizagem, bem como maiores taxas de evasão. O estudo, intitulado “Corrupção e políticas públicas: Uma análise empírica dos municípios brasileiros”, foi desenvolvido pelo professor Clóvis Alberto Vieira de Melo em sua tese de doutorado, defendida em 2010 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “A corrupção tira os insumos e isso impacta em menos salário para o professor, menos merenda, menos equipamento escolar”, afirmou o docente.

Foram analisados processos de transferência de verba do governo federal para 556 municípios brasileiros. Destes, 63,6% sinalizaram corrupção em áreas como educação e saúde. Nestas localidades, curiosamente, o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é menor, em decorrência de piores notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e maiores taxas de reprovação. “Um ambiente escolar com infraestrutura precária é menos propício à atividade pedagógica, criando espaços piores para o ensino”, explica Clóvis.

O professor exemplifica a relação existente entre corrupção e defasagem no aprendizado da seguinte maneira: o prefeito de determinado município recebe verba para construção de um refeitório, entretanto, apenas constrói a cozinha, de modo que as crianças devam comer no corredor. Outra constatação da pesquisa foi que tais práticas são mais comuns em localidades pequenas e pobres.

Analisando os resultados obtidos, o pesquisador compreende que haveria duas possíveis soluções para o preocupante quadro apresentado: capacitar equipes técnicas das secretarias e aumentar mobilização social. Apenas 17% das cidades avaliadas possuíam conselho municipal de Educação funcionando. A criação de conexões entre gestor e população pode reduzir as práticas corruptas e, consequentemente, elevar os índices de aprendizagem, na análise de Melo.

Corrupção é crime hediondo

A corrupção nas áreas da educação e saúde foi incluída, pela Comissão de Educação do Senado, na lei de crimes hediondos. A categoria de crimes hediondos compreende, por exemplo, estupro e latrocínio. Além da corrupção, ações de peculato ou formação de quadrilha, quando forem ligadas a programas, licitações e contratos ligados a essas duas áreas.

Fonte: Portal Aprendiz
Ilustração: Clauber Sousa
Edição: Bruna Homrich (estagiária); Fritz Nunes (Jornalista)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias